segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Revista Reformador: O Espiritismo em Cuba




Servando Agramonte reside em Havana (Cuba), onde atua como médico. É dirigente de sociedades espíritas e da Associação Médico-Espírita de Cuba, assessora o Conselho Espírita Internacional. É um dos responsáveis pelo 7o Congresso Espírita Mundial (Havana, 22 a 24/3/2013). O líder espírita de Cuba convida os brasileiros para este grande evento

Reformador: Qual sua atuação no Movimento Espírita cubano e sua relação com o CEI?

Agramonte: Atuo como um assessor do Conselho Espírita Internacional em Cuba, e esforço-me para dar continuidade ao trabalho espírita iniciado por nosso irmão Antonio Agramonte, já desencarnado, e a irmã Carmem Agramonte para, através de nossa Sociedad Amor y Caridad Universal, levar os ensinos do Espiritismo a todo o país. Para isso temos já realizados dois Encontros Regionais e um Congresso Nacional, a partir de 2004. Agora trabalhamos para obter o reconhecimento oficial de todas as sociedades espíritas do país, com a finalidade de organizar as Federações das Províncias.

Reformador: Quais são as atividades da Sociedad Amor y Caridad Universal?

Agramonte: Eis as atividades: educação espírita, através da evangelização de crianças, jovens e adultos; também se faz a divulgação da literatura espírita com a doação de 24 mil livros por parte do CEI; e iniciou- se o desenvolvimento da AME – Associação Médico- Espírita de Cuba. Para esta atividade convidamos, em 2008, Marlene Nobre, presidente da AME-Brasil,que realizou conferências e reuniões com os médicos em Cuba; busca-se a unidade de todos os espíritas,respeitando-se as práticas mediúnicas dos distintos grupos, porém colocando- -se a Codificação como o princípio da filosofia que nos foi legada por Allan Kardec, para unificar a todos e desenvolver o Espiritismo no país.

Reformador: Quantos centros espíritas estão legalmente constituídos em Cuba?


Agramonte: Atualmente se encontram oficialmente registradas no Ministério da Justiça 535 sociedades espíritas. Estamos trabalhando para acrescentar 180 novas instituições.

Reformador: Como se organiza atualmente o Movimento Espírita de Cuba? 


Agramonte: Estão sendo constituídas as diferentes Federações das províncias para depois criarmos a Federação nacional, ainda pendente. Já temos várias Federações provinciais, porém nem todas ainda estão legalmente oficializadas.

Reformador:
 Há centros espíritas muito antigos em funcionamento?

Agramonte: Há muitas sociedades espíritas antigas, funcionando em Cuba, com mais de 90 anos de fundação. Como exemplo, a Sociedad Espírita Más Luz, duas vezes visitada pelo CEI, localizada na província Granma, já tendo ultrapassado 100 anos.

Reformador: Como é a relação de vocês com o CEI?

Agramonte: Todo o país se relaciona harmonicamente com o CEI, o qual nos tem apoiado enviando-nos livros espíritas, que são distribuídos por federações provincianas para todo o país.

Reformador: Quais são as expectativas com relação ao 7o Congresso Espírita Mundial?

Agramonte: Há muitas expectativas e empenho dos espíritas cubanos em participarem dessa magna reunião, onde poderemos unir-nos ainda mais em todos os aspectos para o funcionamento do Movimento Espírita cubano.
Estamos aproveitando a oportunidade que nos foi propiciada pelo Estado Cubano, através do Departamento de Assuntos Religiosos do Comitê Central, nas pessoas das senhoras Caridad Diego e Eloisa Valdés. Temos a esperança de uma grande participação dos espíritas de todo o mundo, e de que eles nos tragam seus bons conhecimentos e as experiências da prática da Doutrina Espírita.

Reformador: Alguma mensagem aos espíritas do Brasil?
Agramonte: Em Cuba há um herói nacional, José Martí, já desencarnado, cujos princípios sempre foram os mesmos apresentados pela Doutrina Espírita. Esses princípios sempre nos motivaram a trabalhar desenvolvendo os belos e importantes conhecimentos sobre José Martí e o Espiritismo. Quando estive no Brasil,em abril de 2011, visitando a Federação Espírita Brasileira e o Conselho Espírita Internacional, encontrei nos brasileiros motivação e empenho iguais aos que tenho vivido em Cuba. Convido sentimentos cubanos. Gostaria muito de vê-los em Cuba, participando do 7o Congresso Espírita Mundial.1
1N. da R.: Para informações sobre o 7o Congresso Espírita Mundial acesse: <www.7cem.org>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário