sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Novas Responsabilidades

Filhos da alma! 

Que Jesus nos abençoe. O século XXI continua guindado à mais alta tecnologia, desbravando os infindáveis horizontes da Ciência. Antigos mistérios do conhecimento são desvelados. Enigmas, que permaneciam incompreensíveis, são decifrados, e o materialismo sorri zombeteiro das mensagens sublimes do amor.
 

Paradoxalmente, os avanços respeitáveis dessas áreas do intelecto não logram modificar as ocorrências traumáticas que têm lugar no Orbe, na atualidade. No auge das conquistas das inteligências, permanecem as convulsões sociais unidas às convulsões planetárias no momento da grande transição que passa a Terra amada por todos nós. 

De um momento para outro, uma errupção vulcânica arrebenta as camadas que ocultam o magma, e as cinzas – atiradas acima de 10 mil metros da superfície terrestre – modificam toda a paisagem europeia ameaçando as comunicações, a movimentação, enquanto se pensa em outras e contínuas erupções que podem vir assinaladas por gases venenosos ou por lava incandescente... 

Fenômenos de tal monta podem ser detectados, mas não impedidos, demonstrando que a vacuidade da inteligência não pode ultrapassar a sabedoria das leis cósmicas estabelecidas por Deus. 

E Gaia – a grande mãe planetária - estorcega-se, enquanto na sua superfície a violência irrompe em catadupas, ameaçando a estabalidade da civilização: política, econômica, social e, sobretudo, moral, caracterizando estes como os dias das antigas Sodoma e Gomorra das anotações bíblicas... 

Poder-si-ia acreditar que o caos seria a conclusão final inevitável, entretanto, a barca terrestre que singra os horizontes imensos do Cosmo não se encontra à matroca. Jesus está no leme e os seus arquitetos divinos comandam os movimentos que lhe produzem alteração da massa geológica, enquanto se operam as transformações morais. Iniciada a Era Nova, surge, neste mesmo século XXI, o período prenunciador da paz, da fé religiosa, da arte e da beleza, do bem e do dever. 

Assinalando esse período de transformação, estamos convidados, encarnados e desencarnados, a contribuir em favor do progresso que nos chega de forma complexa, porém bem direcionada. 

Avancemos com as hostes do Consolador na direção do porto do mundo de regeneração. Sejam os nossos atos assinalados pelos prepostos de Jesus, de tal forma que se definam as diretrizes comportamentais. 

...E que todos possam identificar-nos pela maneira como enfrentamos dissabores e angústias, testemunhos e holocaustos, à semelhança dos cristãos primitivos que viveram, guardadas as proporções, período equivalente, instaurando na Terra o Evangelho libertador, desfigurando nos últimos dezessete séculos, enquanto, com Allan Kardec, surgiu o Consolador trazendo-nos Jesus de volta.
 

É compreensível, portanto, que os Espíritos comprometidos com o passado delituoso tentem implantar a desordem, estabelecer o desequilíbrio das emoções para que pontifique o mal, na versão mitológica da perturbação demoníaca. Em nome da luz inapagável daqueles momentosos dias da Galileia, particularmente duante a sinfonia incomparável das bem-aventuranças, demonstremos que a nossa é a força do amor e as nossas reflexões no mundo íntimo trabalham pela nossa iluminação. 

Nos dias atuais, como no passado, amar é ver Deus em nosso próximo; meditar é encontrar Deus em nosso mundo íntimo, a fim de espargir-se a caridade na direção de todas as criaturas humanas. 

Trabalhar, portanto, o mundo íntimo, não temer quaisquer ameaças de natureza calamitosa através das grandes destruições que fazem parte do progresso e da renovação, ou aquelas de dimensão não menos significativa na intimidade doméstica, nos conflitos do sentimento, demonstrando que a luz do Cristo brilha em nós e conduz-nos com segurança. 

A Eurásia, cansada de tantas guerras, de destruição, da cegueira materialista, dos contínuos holocaustos de raças e de etnias, de governos arbitrários e perversos, clama por Jesus, como o mundo todo necessita de Jesus. Seus emissários, de Krishna a Bahá'u'lláh, de Maisés a Allan Kardec, de Buda aos peregrinos da não violência, de Maomé aos pacificadores mulçumanos, todos esses, ministros de Jesus, preparam-lhe, através dos milênios, o caminho para que através do Consolador ― mesmo sem mudanças de diretrizes filosóficas ou religiosas ― predomine o amor. 

Sejam celebradas e vividas a crença em Deus, na imortalidade, nas vidas ou existências sucessivas, fazendo que as criaturas deem-se as mãos construindo o mundo de regeneração e de paz pelo qual todos anelamos... 

Jesus, meis filhos, ontem, hoje e amanhã, é a nossa bússola, é o nosso porto, é a nave que nos conduz com segurança à plenitude. Porfiai no bem a qualquer preço. 

Uma existência corporal, por mais larga, é sempre muito breve no relógio da imortalidade. Semeai, portanto, hoje o amor, redimindo-vos dos equívocos de ontem com segurança, agora, na certeza de que estes são os sublimes dias da grande mudança para melhor.

Ainda verteremos muito pranto, ouviremos muitas profecias alarmantes, mas a Terra sairá desse processo de transformação mais feliz, mais depurada, com seus filhos ditosos rumando para mundo superior na escalada evolutiva. 

Saudamo-vos a todos os companheiros dos diversos países aqui reunidos, e em nome dos Espíritos que fazem parte da equipe do Consolador, exoramos ao Mestre inolvidável que prossiga abençoando-nos com sua paz, na certeza de que com Ele ― o amor não amado ― venceremos todos os obstáculos. Muita Paz, filhos da alma, e que Jesus permaneça conosco. São os votos do servidor paternal e humílimo de sempre,   Bezerra. 

(Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, na manhã de 9 de maio de 2010, no Encontro do Conselho Espírita Internacional, reunido em Varsóvia, Polônia.)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia Mundial de Oração pela Paz

27 de Outubro - Dia Mundial de Oração pela Paz
 

Senhor da paz,
ensina-nos o sentido da paz.
Nosso olhar estreito ainda acredita
na paz como sinônimo de tranqüilidade,
de sossego, de isolamento.

E teu Filho, o príncipe da paz,
quando falou de paz,
ensinou um dinamismo de vida
que exige justiça, verdade,
dignidade, solidariedade, quando não
profetismo, denúncia, entrega.

A tua paz, Senhor, não nos deixa
quietos, parados, omissos...

A tua paz, Senhor,
preenche a lacuna dos dias de rotina,
atravessa as fronteiras hostis,
bate à porta dos esquecidos,
desinstala o poder e os iludidos pelo poder.

A tua paz, Senhor,
grita no altos cumes e nos desertos,
também nas metrópoles,
nos campos de refugiados, nas trincheiras
que não envelhecem, nos morros,
em toda parte, em todos os cantos.

A tua paz, Senhor,
é referência e promessa,
é esperança, porvir,
mas também presença, consolo, conforto.

Senhor, dá-nos a tua paz,
fazendo de nós filhos da paz, gente paz,
defensores da paz. Entre nós e no mundo.


Por Cristo Jesus, teu Filho e doador de toda paz.

Bom dia, Jesus!


Começa um dia cheio de ação,
E Tu aguardas minha colaboração.

Para um mundo melhor construir,
Deixo em mim o teu amor fluir.

Dá-me animo e teu suporte,
Que estarei confiante e forte.

Quando problemas eu encontrar,
Sob Tuas bênçãos e sabedoria os saberei contornar.

Quero a paciência exercitar neste dia,
Contra maus pensamentos manter vigia.

Que o amor ao próximo seja meu ideal,
Sem olhar cor, casta ou posição social.

Se os desafios deste dia com paciência eu vencer,
Da confiança do próximo me farei merecer.

Por todo lugar onde eu passar,
Quero a todos com o bem contagiar.

Se apesar das lutas neste dia eu fracassar,
E a noite de mãos vazias eu Te encontrar,

Perdoa Jesus, dá-me uma nova chance,

E no despertar de um novo dia nas trilhas do bem eu avance!



Escrito e traduzido do alemão por: Marta Frommelt

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Algumas citações de Emmanuel através de Chico Xavier



“Ilumina de amor tudo quanto disseres. Quem te roga a palavra requer a bênção de Deus.”
**
“Enquanto houver um gemido na paisagem em que nos movimentamos, não será lícito cogitar da felicidade isolada para nós mesmos.”
**
“É indispensável prestar obediência aos progenitores, dentro do Espírito do Cristo, porque semelhante atitude é justa”.
**
“A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui um trabalho de cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo serem pais e gozadores da vida terrestre estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade.”
**
“O livro, o jornal, a tribuna, o gabinete, o laboratório e a pesquisa são forças imprescindíveis à formação do homem espiritualizado da Nova Era. Entretanto, observando os problemas complexos da atualidade, quando a Ciência erige cadafalsos à própria grandeza, intoxicando os valores intelectuais, é imperioso atender, acima de tudo, à sementeira do coração.”
**
“Em qualquer circunstância, é necessário observar e observar sempre que fomos transitoriamente colocados em regime de intimidade, a fim de aprendermos uns com os outros e ampararmo-nos reciprocamente”.
**
“Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente. É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos, amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, porque, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro”.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Anjos Guardiães


Os anjos guardiães são embaixadores de Deus, mantendo acesa a chama da fé nos corações e auxiliando os enfraquecidos na luta terrestre.
Quais estrelas formosas, iluminam as noites das almas e atendem-lhes as necessidades com unção e devotamento inigualáveis.
Perseveram ao lado dos seus tutelados em toda circunstância, jamais se impacientando ou os abandonando, mesmo quando eles, em desequilíbrio, vociferam e atiram-se aos despenhadeiros da alucinação.
Vigilantes, utilizam-se de cada ensejo para instruir e educar, orientando com segurança na marcha de ascensão.
Envolvem os pupilos em ternura incomum, mas não anuem com seus erros, admoestando com severidade quando necessário, a fim de lhes criarem hábitos saudáveis e conduta moral correta.
São sábios e evoluídos, encontrando-se em perfeita sintonia com o pensamento divino, que buscam transmitir, de modo que as criaturas se integrem psiquicamente na harmonia geral que vige no Cosmo.
Trabalham infatigavelmente pelo Bem, no qual confiam com absoluta fidelidade, infundindo coragem àqueles que protegem, mantendo a assistência em qualquer circunstância, na glória ou no fracasso, nos momentos de elevação moral e naqueloutros de perturbação e vulgaridade.
Nunca censuram, porque a sua é a missão de edificar as almas no amor, preservando o livre-arbítrio de cada uma, levantando-as após a queda, e permanecendo leais até que alcancem a meta da sua evolução.
Os anjos guardiães são lições vivas de amor, que nunca se cansam, porquanto aplicam milênios do tempo terrestre auxiliando aqueles que lhes são confiados, sem se imporem nem lhes entorpecerem a liberdade de escolha.
Constituem a casta dos Espíritos Nobres que cooperam para o progresso da humanidade e da Terra, trabalhando com afinco para alcançar as metas que anelam.
Cada criatura, no mundo, encontra-se vinculada a um anjo guardião, em quem pode e deve buscar inspiração, auscultando-o e deixando-se por ele conduzir em nome da Consciência Cósmica.
*
Tem cuidado para que te não afastes psiquicamente do teu anjo guardião.
Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presunção ou ignorância, rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando da rota libertadora.
Quando erres e experimentes a solidão, refaze o passo e busca-o pelo pensamento em oração, partindo de imediato para a ação edificante.
Quando alcances as cumeadas do êxito, recorda-o, feliz com o teu sucesso, no entanto preservando-te do orgulho, dos perigos das facilidades terrestres.
Na enfermidade, procura ouvi-lo interiormente sugerindo-te bom ânimo e equilíbrio.
Na saúde, mantém o intercâmbio, canalizando tuas forças para as atividades enobrecedoras.
Muitas vezes sentirás a tentação de desvairar, mudando de rumo. Mantém-te atento e supera a maléfica inspiração.
O teu anjo guardião não poderá impedir que os Espíritos perturbadores se acerquem de ti, especialmente se atraídos pelos teus pensamentos e atos, em razão do teu passado, ou invejando as tuas realizações... Todavia te induzirão ao amor, a fim de que te eleves e os ajudes, afastando-os do mal em que se comprazem.
O teu anjo guardião é o teu mestre e amigo mais próximo.
Imana-te a ele.
Entre eles, os anjos guardiães e Deus, encontra-se Jesus, o Guia perfeito da humanidade.
Medita nas Suas lições e busca seguir-Lhe as diretrizes, a fim de que o teu anjo guardião te conduza ao aprisco que Jesus levará ao Pai Amoroso.
* * *
Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Salvador, BA: LEAL, 1994.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONFIANÇA

Se você está no ponto de cair da confiança para a negação, tome alguns momentos para refletir, conversando consigo mesmo.
 
Se o desânimo lhe bate à porta, em razão de alguma dificuldade, recorde que a dificuldade é sempre uma lição por aproveitar, ao passo que o desânimo nunca auxiliou a ninguém.
 
Se a irritação lhe cria aborrecimentos, o azedume é simplesmente uma nuvem entre você e a realidade.
 
Se você cometeu algum erro, isso significa tempo de aprender e não de desistir.
 
Se outros falharam, eis chegado o instante de mais confiança em Deus e em você mesmo.
 
Se injúrias apareceram, você encontrou a ocasião de agir e servir mais, conquistando a confiança dos outros.
 
Se temores lhe invadiram a mente lembre-se de que sem comando seguro, não há máquina que funcione.
 
Se a enfermidade lhe visita as forças, estará você no grande momento de praticar a sua fé sem desacreditá-la.
Confiança é a sua coragem de superar-se, realizando o melhor ao seu alcance.
 
Se você está procurando a felicidade pela prática do bem, não perca o seu dia com dúvida e desalento, porque confiando em Deus e em você mesmo, basta seguir em frente com o seu trabalho e você a encontrará.
 

 (Do livro " Buscas e Acharás", Francisco C.Xavier, IDEAL)
Livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Janela das Almas

O sentimento e a emoção normalmente se transformam em lentes que coam os acontecimentos, dando-lhes cor e conotação próprias.
De acordo com a estrutura e o momento psicológico, os fatos passam a ter a significação que nem sempre corresponde à realidade.
Quem se utiliza de óculos escuros, mesmo diante da claridade solar, passa a ver o dia com menor intensidade de luz. Variando a cor das lentes, com tonalidade correspondente desfilarão diante dos olhos as cenas.
Na área do relacionamento humano, também, as ocorrências assumem contornos de acordo com o estado de alma das pessoas envolvidas.
É urgente, portanto, a necessidade de conduzir os sentimentos, de modo a equilibrar os fatos em relação com eles.
Uma atitude sensata é um abrir de janelas na alma, a fim de bem observar os sucessos da vilegiatura humana. De acordo coma a dimensão e o tipo de abertura, será possível observar a vida e vivê-la de forma agradável, mesmo nos momentos mais difíceis.
Há quem abra janelas na alma para deixar que se externem as impressões negativas, facultando a usança de lentes escuras, que a tudo sombreiam com o toque pessimista de censura e de reclamação.
Coloca, nas tuas janelas, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura, a fim de acompanhares o mundo e o seu séqüito de ocorrências.
O amor te facultará ampliar o círculo de afetividade, abençoando os teus amigos com a cortesia, os estímulos encorajadores e a tranqüilidade.
A bondade irrigará de esperança os corações ressequidos pelos sofrimentos e as emoções despedaçadas pela aflição que se te acerquem.
O perdão constituirá a tua força revigoradora colocada a benefício do delinqüente, do mau, do alucinado, que te busquem.
A ternura espraiará o perfume reconfortante da tua afabilidade, levantando os caídos e segurando os trôpegos, de modo a impedir-lhes a queda, quando próximos de ti.
As janelas da alma são espaços felizes para que se espraie a luz, e se realize a comunhão com o bem.
Colocando os santos óleos da afabilidade nas engrenagens da tua alma, descerrarás as janelas fechadas dos teus sentimentos, e a tua abençoada emoção se alongará, afagando todos aqueles que se aproximem de ti, proporcionando-lhes a amizade pura que se converterá em amor, rico de bondade e de perdão, a proclamarem chegada a hora de ternura entre os homens da Terra. 

Médium: Divaldo Franco Autor: Joanna de Ângelis

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Viva como as Flores







- Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes.
Sinto ódio das que são mentirosas.
Sofro com as que caluniam.
- Pois viva como as flores, advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.
Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
Isso é viver como as flores.

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier - Emmanuel

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Oração atendida


Será que Deus atende mesmo a todas as orações? Jesus nos afirmou que tudo o que pedíssemos ao Pai em Seu nome, Ele nos concederia.
Mesmo assim, a debilidade da nossa fé, vez ou outra, faz com que nos perguntemos: Será que atende?
Afinal, quantos de nós já fizemos rogativas ao Criador, que jamais foram atendidas?
Será preciso algum detalhe que nos possibilite ser atendidos por Deus?
Os mais revoltados, ante seus problemas não solucionados pela Divindade, chegam a admitir a parcialidade Divina que atende a uns e não atende a outros.
Contudo, não é assim. Ocorre que, inúmeras vezes, não nos apercebemos que Deus nos responde, embora nem sempre da forma que desejamos.
Mas, com certeza, sempre é o melhor que o Pai dispõe.
Recordamo-nos de um soldado americano, ferido durante a Guerra Civil. Após o ferimento, seguiram-se meses e meses de sofrimentos. A sua dor atingiu o auge quando ele se deu conta de que havia se tornado um deficiente físico.
No entanto, a transformação radical em sua vida lhe abriu novos horizontes que ele sintetizou em uma oração.
Oração que talvez se constitua em uma das mais belas páginas escritas por um deficiente físico.
Conforme a tradução livre, do original inglês, diz ele:
Pedi a Deus que me desse forças, para tudo conseguir...
Fui feito fraco para aprender a obedecer.
Pedi a Deus a saúde para realizar coisas grandiosas...
Fui feito doente para realizar coisas difíceis.
Pedi a Deus por riquezas, para comprar felicidade...
Fui feito pobre, para vender sabedoria.
Pedi a Deus que me concedesse poder, para que os homens necessitassem de mim...
Fui feito insignificante, para sentir a necessidade de Deus ...
Pedi a Deus por tudo isso, para poder gozar a vida...
E Deus me deu a vida para poder avaliar seu gozo.
Não recebi nada do que pedi, mas obtive tudo aquilo que esperava ganhar.
A despeito dos meus erros, as preces que não fiz foram atendidas.
E, dentre todos os homens, eu me considero o mais ricamente abençoado.
*   *   *
O entendimento do soldado ferido que se tornou um paralítico anônimo nos dá a tônica de como Deus ouve nossas preces e as atende, sempre de acordo com o que seja melhor para nós.
Afinal, muitas vezes passamos a valorizar as pequeninas e preciosas coisas da vida, quando elas nos são retiradas.
*   *   *
O ano de 1981 foi o primeiro Ano Internacional da Pessoa Deficiente.
Ser deficiente não significa ser doente.
É simplesmente ser diferente. Diferente dos padrões considerados como normais.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 1, pt. 1 e cap. 5, pt. 2 do livro As aves feridas na Terra voam, de Nancy Puhlmann di Girolamo, ed. Inst. Beneficente Nosso Lar, SP.
Disponível no cd Momento Espírita, v. 2, ed. Fep.
Em  06.10.2011.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As chuvas dos olhos



Chove.
Na fonte das águas, chove.
Na fronte das lágrimas do pretérito calado.
Lavando a chuva dos olhos cansados.
Chovendo nos mares, nos mares amados.

Há quanto tempo você não chora?
Há quanto tempo seus olhos não são inundados por lágrimas, por estas pequenas gotas que parecem nascer em nosso coração? Há quanto tempo?
Assim como o fenômeno natural da precipitação atmosférica, a chuva, realiza o trabalho de purificar a terra, a água e o ar, também nossas lágrimas têm tal função.
A de limpar nosso íntimo, a de externar nossas emoções, sejam elas de alegria ou de pesar.
Precisamos aprender a expressar nossos sentimentos.
Nossa cultura possui conceitos arraigados, como o de que homem não chora, ou que é feio chorar, que surgem em nossas vidas desde quando crianças, na educação familiar, e acabam por internalizarem-se em nossa alma, continuando a apresentar manifestações na vida adulta.
Sejamos homens ou mulheres na Terra, saibamos que todos rumamos para a busca da sensibilidade, do autodescobrimento e da expressão de nossos sentimentos.
Tudo que deixarmos guardado virá à tona, cedo ou tarde.
Se forem bons os sentimentos contidos, estaremos perdendo uma oportunidade valiosa de trazê-los ao mundo, melhorando nossas relações com o próximo e conosco mesmo.
Se forem sentimentos desequilibrados, estaremos perdendo a chance de encará-los, de analisá-los, e de tomar providências para que possam ser erradicados de nosso interior.
As barreiras que nos impedem de nos emocionar, de chorar são, muitas vezes, as mesmas que nos fazem pessoas fechadas e retraídas.
Barreiras que carecemos romper para que nossos dias possam ser mais leves, mais limpos, como a atmosfera que recebe a água da chuva e nela encontra sua purificação.
As chuvas dos olhos fazem um bem muito grande.
Desabafar, colocar para fora o que angustia nosso íntimo ou o que lhe dá alegria é um exercício precioso. Um hábito salutar.
Dizer a alguém o quanto o amamos, quando este sentimento surgir em nosso coração - mesmo sem um motivo especial -, será sempre uma forma de fortalecimento de laços.
De construção de uma união mais feliz e, principalmente, um recurso para elevarmos nossa autoestima, nosso autoamor.
*   *   *
Deus nos concedeu a chuva para regar os campos, para tornar mais puro o ar.
Também nos presenteou com as lágrimas para que as nossas paisagens íntimas pudessem ser regadas e para que os ares do Espírito encontrassem a pureza. 

Redação do Momento Espírita.
Disponível no cd Momento Espírita, v. 12, ed. Fep.
Em 05.10.2011.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ERGAMO-NOS

"Levantar-me-ei e irei ter com meu pai}". - (LUCAS, 15:18.)

      Quando o filho pródigo deliberou tornar aos braços paternos, resolveu intimamente levantar-se.
      Sair da cova escura da ociosidade para o campo da ação regeneradora.
      Erguer-se do chão frio da inércia para o calor do movimento reconstrutivo.
      Elevar-se do vale da indecisão para a montanha do serviço edificante.
      Fugir à treva e penetrar a luz.
      Ausentar-se da posição negativa e absorver-se na reestruturação dos próprios ideais.
      Levantou-se e partiu no rumo do Lar Paterno.
      Quantos de nós, porém, filhos pródigos da Vida, depois de estragarmos as mais valiosas oportunidades, clamamos pela assistência do Senhor, de acordo com os nossos desejos menos dignos, para que sejamos satisfeitos? Quantos de nós descemos, voluntariamente, ao abismo, e, lá dentro, atolados na sombria corrente de nossas paixões, exigimos que o Todo-Misericordioso se faça presente, ao nosso lado, através de seus divinos mensageiros, a fim de que os nossos caprichos sejam atendidos?
      Se é verdade, no entanto, que nos achamos empenhados em nosso soerguimento, coloquemo-nos de pé e retiremo-nos da retaguarda que desejamos abandonar.
      Aperfeiçoamento pede esforço.
      Panorama dos cimos pede ascensão.
      Se aspiramos ao clima da Vida Superior, adiantemo-nos para a frente, caminhando com os padrões de Jesus.
―Levantar-me-ei, disse o moço da parábola.
―Levantemo-nos, repitamos nós.


Do livro FONTE VIVA
FRANCISCO CANDIDO XAVIER
DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças



"Vede, não desprezeis alguns destes pequeninos...". Jesus. (Mateus, 18:10)

              Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas ao pão e a vestimenta.

Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário a sua sublimação.

Muitos pais garantem o conforto material dos filhinhos, mas lhes relegam a alma a lamentável abandono.

A vadiagem na rua fabrica delinqüentes que acabam situados no cárcere ou no hospício, mas o relaxamento espiritual no reduto doméstico gera demônios sociais de perversidade e loucura que em muitas ocasiões, amparados pelo dinheiro ou pelos postos de evidência, atravessam largas faixas do século, espalhando miséria e sofrimento, sombra e ruína, com deplorável impunidade à frente da justiça terrestre.

Não desprezes, pois, a criança, entregando-a aos impulsos da natureza animalizada.

Recorda que todos nós achamos em processo de educação e reeducação, diante do Divino Mestre.

O prato de refeição é importante no desenvolvimento da criatura, todavia, não podemos esquecer "que nem só de pão vive o homem".

Lembremo-nos da nutrição espiritual dos meninos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que desamparar moralmente a criança, nas tarefas de hoje, será condena-la ao menosprezo de si mesma, nos serviços de que se responsabilizará amanhã.


Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Fonte Viva. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Lição 20. Rio de Janeiro, RJ: FEB.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

150 Anos do Auto de Fé de Barcelona

Lançamento e queima de livros há 150 anos
 
Antonio Cesar Perri de Carvalho

 
            No início de 1861, Allan Kardec lançava O Livro dos Médiuns – guia dos médiuns e dos evocadores. No dia 9/10/1861, em Barcelona, foram queimados centenas de livros espíritas, a maioria de autoria do Codificador, inclusive O Livro dos Médiuns.
 
            Um dos últimos Autos de Fé de nossa história, ao queimar os livros espíritas, não conseguiu destruir as idéias e o ideal. Ao contrário, o fogo resultou a fumaça que subiu alto e se esparziu... As idéias, o ideal e a difusão se fortificaram com o ato inquisitorial.
 
            Da mesma forma, as perseguições e incompreensões perpetradas contra médiuns e líderes espíritas ao longo dos tempos, tão somente contribuíram para consolidar registros notáveis de exemplos e de dedicação.
 
            Na atualidade, devemos cultivar o direito de manifestação e o da compreensão da diversidade religiosa, mas também é o momento adequado para se disseminar os princípios espíritas.
 
            O fogo não deve ser empregado para a destruição, mas principalmente para a iluminação, à semelhança da candeia que deve ser colocada “sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa” (Mateus, 5:15).
 
(do Boletim Informativo CEI, no. 41, p.1, 3º. trimestre de 2011).
 
 

 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Teatro | Muito Além de Assis de 14 a 16/10 de 2011







Peça Teatral Muito Além de Assis nos dias 14 a 16 de Outubro, o Cine Teatro Cuiabá recebe a encenção da peça Muito Além de Assis. A peça foi escrita e produzida pelo próprio grupo após alguns anos de pesquisas intensas, mas baseada principalmente nas palestras do orador espírita Divaldo Pereira Franco. A produção impressiona e encanta, revivendo em todos nós o exemplo de dedicação ao bem e ao amor que foi Francisco de Assis.
É uma peça que vai além um mergulho para dentro da história, é um mergulho em nossa alma, em nossa consciência. O grupo dedicou-se inteiramente a essa montagem, que já a encenou em Matupá, Rondonópolis, Primavera do Leste e Barão de Melgaço.
O percurso de Francisco de Assis é um exemplo que durante muitos séculos inspira cristãos de todo o mundo. Sua história, apesar de muito antiga, serve para tratar de assuntos que continuam muito atuais, como a violência, ganância, indiferença, os reais valores da vida entre outros. O espetáculo traz reflexões sobre as responsabilidades de cada um e as conseqüências na sociedade de seus atos, levando cada um de nós a irmos cada vez mais além. A história de Francisco de Assis é exemplo da coragem da fé, não a fé que por muito tempo vulgarizamos, mas aquela que nos faz vivenciar a expressão; “Senhor, fazei-me instrumento de sua Paz”. Inevitável é assistir e não se emocionar.
Sobre o Espetáculo
Dias: 14 a 16 de Outubro (Sexta a Domingo)
Horários: dia 14 - 21h dias 15 e 16 - 20h
Valor do ingresso: R$ 20,00 (Promocional Antecipada - Valor do ingresso normal R$ 40,00)
Local: Cine Teatro Cuiabá - Av. Getúlio Vargas 247 centro Informações: (65) 3644-2727 Sobre o
Grupo: Este épico é encenado pelo Grupo Espírita de Arte Cristã Juventude Ativa, que foi fundado em 1997, e que tem como uma forte característica, o trabalho de temas sociais vistos de forma cristã, que já realizou diversas apresentações em muitas cidades do nosso Estado apresentando os épicos: Paulo e Estevão, que conta a vida do apóstolo Paulo de Tarso; Maria de Magdala – A mulher que muito amou, que retrata a grande superação de suas dificuldades, atuando sempre com o Cristo. Além das peças com temas variados: Entre quatro paredes; A tartaruguinha verde; Maria Maria; A Mala; As Mentoras; Cela das Sensações; Você Tem Fome de Quê?.
O Grupo tem ainda, realizado trabalhos junto a instituições governamentais e não governamentais como UNESCO, Governo do Estado, prefeitura, CVV, Hospital do Câncer, AACC, e outros mais. O grupo reúne-se todos os domingos, a partir das 14h na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, na Av. Djalma Ferreira de Souza, 260 Morada do Ouro.

Jornada da Mulher Espírita em Alagoas

De 11 a 18 de outubro ocorre a 27ª Jornada da Mulher Espírita do Estado de Alagoas. Com apoio da Federação Espírita do Estado, o evento terá com o tema "Mediunidade". A abertura, no dia 11, ocorre no Centro Espírita William Crookes, a partir das 16h30.
Mais informações: www.feeal.org.br 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ler Matéria - Revista RIE - Salvação

Editorial

Deus promulgou leis plenas de sabedoria tendo por único objetivo o bem. Em si mesmo encontra o homem tudo que lhe é necessário para cumpri-las. Traça-lhe a rota a consciência, a lei divina lhe está gravada no coração e, ao demais, Deus lha lembra constantemente por intermédio de seus messias e profetas, de todos os Espíritos encarnados que trazem a missão de o esclarecer, moralizar e melhorar e, nestes últimos tempos, pela multidão de Espíritos desencarnados que se manifestam em toda parte. (G. III 6)1

Deus, todo bondade, pôs o remédio ao lado do mal, isto é, faz que do próprio mal saia o remédio. Um momento chega em que o excesso do mal moral se torna intolerável e impõe ao homem a necessidade de mudar de vida. Instruído pela experiência, ele se sente compelido a procurar no bem o remédio, sempre por efeito do seu livre arbítrio. Quando toma melhor caminho, é por sua vontade e porque reconheceu os inconvenientes do outro. A necessidade, pois, o constrange a melhorar-se moralmente, para ser mais feliz. (G. III 7)1

Pode dizer-se que o mal é a ausência do bem, como o frio é a ausência do calor. Assim como o frio não é um fluido especial, também o mal não é um atributo distinto; um é o negativo do outro. Onde não existe o bem, forçosamente existe o mal. Não praticar o mal já é um princípio do bem. Deus somente quer o bem; só o homem procede o mal. (G. III 8)1

Em virtude de seu livre arbítrio, o homem não pende fatalmente nem para o bem, nem para o mal. Quis Deus que ele ficasse sujeito à lei do progresso e que o progresso resulte do seu trabalho, a fim de que lhe pertença o fruto deste, da mesma maneira que lhe cabe a responsabilidade do mal que por sua vontade pratique. (G. III 9)1

No abuso é que reside o mal e o homem abusa em virtude do seu livre arbítrio. Esclarecido, pelo seu próprio interesse, escolhe entre o bem e o mal.

Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira. (Ev. V 22)2

Fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. (Ev. XII 1)2

Em fazer o bem sem ostentação há grande mérito; ainda mais meritório é ocultar a mão que dá; constitui marca de incontestável superioridade moral, porquanto, para encarar as coisas de mais alto do que o faz o vulgo, mister se torna abstrair da vida presente e identificar-se com a vida futura. (Ev. XIII 3)2

Fazer o bem apenas para receber demonstrações de reconhecimento é não o fazer com desinteresse, e o bem, feito desinteressadamente, é o único agradável a Deus. (Ev. XIII 19)2

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. (Ev. XVII 3)2

A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus. (L.E. 629)3

O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem, porque, então, farão que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade. (L.E. 1018)3

O bem é uma couraça contra a qual virão sempre quebrar-se as armas da malevolência. (R.E. julho 1859, pág. 202)4



1. KARDEC, Allan. A Gênese.

2. idem. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

3. idem. O Livro dos Espíritos.

4. Revista Espírita.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TV FERGS transmitirá ao vivo o 6º Congresso Espírita

O 6º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação Espírita do Estado, ocorre nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, na cidade de Gramado. E a TV FERGS Internet, irá acompanhar e transmitir ao vivo o congresso, que terá esse ano o tema “Vida, Desafios e Soluções".
 
Mais informações: www.tvfergs.org.br
 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dimensão da fala e a palestra espírita (A) Waldehir Bezerra de Almeida



O conteúdo apresentado nesta obra ainda não foi disponibilizado em livro algum, seja pela peculiaridade de abordagem ou pela forma de apresentação dos temas, podendo ser adotada como manual de apoio, a servir convenientemente como instrumento de trabalho aos que lidam na área das palestras públicas. Será ferramenta estratégica útil aos que planejam tanto quanto àqueles que se dedicam à sublime e delicada tarefa da difusão do Espiritismo pela “palavra falada”.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Anote Hoje

Anote quanto auxílio poderá você prestar ainda hoje. Em casa,pense no valor desse ou daquele gesto de cooperação e carinho.
No relacionamento comum,faça a gentileza que alguém esteja aguardando conforme a sua palavra.
No grupo de trabalho,ouça com bondade a frase menos feliz sem passá-la adiante.
Ofereça apoio e compreensão ao colega em dificuldade.
Estimule o serviço com expressões de louvor.
Quanto puder,procure resolver problemas sem alardear seu esforço.
Em qualquer lugar,pratique a boa influência.
Desculpe faltas alheias,consciente de que você também pode errar.
Observe quanto auxílio poderá você desenvolver no trânsito,respeitando sinais.
Acrescente paz e reconforto à dadiva que fizer.
Evite gritar para não chocar a quem ouve.
Pague a sua pequena prestação de serviço à comunidade,conservando a limpeza,por onde passe.
Sobretudo,mostre simpatia e reconhecerá que o seu sorriso,em favor dos outros,é sempre uma chave de luz para que você encontre novas bênçãos de Deus.
*  *  *
Xavier,Francisco Cândido. Da obra: Amanhece.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
GEEM.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A clareza de Kardec e o pensamento espírita

Neste 3 de outubro de 2011, comemoramos o 207º aniversário de nascimento de Allan Kardec, o codificador das instruções dos espíritos amigos para a formatação da Doutrina Espírita. Nascido em 1804, Kardec desencarnou em março de 1869 vítima de Aneurisma. A clareza e objetividade de Kardec impressionam, seja pela sua atualidade, seja pela lucidez com que apresenta o pensamento espírita e seus desdobramentos, nas variadas situações do cotidiano ou nas conquistas intelecto-morais que vamos alcançando pelo amadurecimento natural da própria evolução.
Frases curtas, expressões compactas, parágrafos altamente esclarecedores, raciocínios lógicos, todos embasados numa construção perfeita que une o texto, o raciocínio, o alto senso de justiça e bondade, aspectos históricos sempre envolvidos e, claro, direcionados para aspectos que construam a mentalidade humanitária e cristã, à luz da Revelação Espírita. Isso está em toda a obra da Codificação, nas obras complementares e na Revista Espírita. Interessante porque, cada pensamento, texto, frase ou raciocínio do Codificador tornam-se facilmente fonte inesgotável para abordagens verbais ou escritas, temas para estudo ou pesquisa. É realmente o fruto de um espírito genial, comprometido com as causas de progresso da Humanidade. Não é ao acaso que organizou a Revelação dos Espíritos
Uso um exemplo simples, para indicar essa grandeza de conteúdo.
No capítulo XXVIII – Coletânea de Preces Espíritas, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, item 20 – Para pedir força de resistir a uma tentação, informa Kardec: “[...] Devemos, ao mesmo tempo, imaginar o nosso anjo da guarda, ou Espírito protetor, que, de sua parte, combate em nós a má influência, e espera com ansiedade a decisão que vamos tomar. Nossa hesitação em fazer o mal é a voz do bom Espírito que se faz ouvir pela consciência. [...]”
O destaque na frase foi dado pelo próprio Kardec. O tema aborda a questão dos maus pensamentos, da influência malévola de alguns espíritos perturbados ou perturbadores e mesmo de nossas próprias más tendências, mas também da presença do anjo guardião que nos ampara e a quem podemos recorrer. Como se sabe, no capítulo em referência, Kardec apresenta comentários compactos e extraordinários a diversas situações em que a prece pode ser usada, complementando com pequenos modelos de prece para auxiliar o raciocínio na questão.
Mas seus comentários pessoais são de beleza inquestionável. Inclusive, o referido item encontra-se no subtítulo Preces por si mesmo, iniciando-se com a citação dos anjos guardiões e espíritos protetores, daí a indicação aqui constante.
Convido-os , portanto, a refletir sobre o exemplo simples da transcrição constante da já citada obra básica: a da espera pelo espírito protetor, com ansiedade, da decisão que vamos tomar.
Sim, isso é abrangente, notável. Afinal, apesar da assistência que todos recebemos, continuamente, os benfeitores respeitam nossas decisões e esperam que escolhamos os caminhos do equilíbrio e do acerto. Mas respeitam, se optarmos por caminhos desastrosos, daí a ansiedade citada pelo Codificador, porque sabem que é por meio desses equívocos das decisões e opções, durante a vida, que amadurecemos e aprendemos a viver, nos relacionamentos e nas decisões próprias do cotidiano. Apesar de nos assistirem, eles aguardam os caminhos que optamos seguir. Percebemos, com clareza, a abrangência que o assunto propicia. Vamos estudá-lo na íntegra.
É assim a Doutrina Espírita: inesgotável nas possibilidades de aprendizado.

Cidades e cinemas confirmados para a estreia de #OFilmeDosEspiritos

Queridos, já temos 45 salas confirmadas para a estreia de O Filme dos Espíritos! E teremos mais novidades no decorrer da semana que vem!!
Confiram as salas e cidades confirmadas até hoje, 30 de setembro.

Pará
 Cinema Castanheiras - Belém

Minas Gerais
 Cinema Cidade - Belo Horizonte
 Cinema  Del Rey - Belo Horizonte
 Cinema Boulevard - Belo Horizonte
 Cinema Via Shopping -Belo Horizonte
Cinema Itau Power -Contagem
Cinema  Uberlandia Shopping  - Uberlândia
Cinema  Uberaba Shopping - Uberaba


Santa Catarina
Cinema New Market -  Blumenau
Cinema Iguatemi- Florianopolis
Cinema Garten-  Joinville

DF
 Cinema Pier 21- Brasilia
Cinema Parkshopping - Brasilia


São Paulo
Cinema Unimart  -Campinas
Cinema Galleria -Campinas
Cinema Sp Market -São Paulo
Cinema Aricanduva -São Paulo
Cinema Shoppind D -São Paulo
Cinema Shopping Boa Vista- São Paulo
Cinema Shopping Penha -São Paulo
Cinema Brisamar  -São Vicente
Cinema Shopping Taubate  -Taubate
Cinema  Praça da Moça-Diadema
Cinema Internacional Shopping Guarulhos
Cinema Maxi Shopping - Jundiai
Cinema  Matão  Matão
Cinema Anália Franco São Paulo
Cinema Santana Shopping São Paulo
Cinema Vale Sul São José dos Campos
Cinema Brisamar  São Vicente
Cinema Shopping Taubate  Taubate
Cinema Roxy  Santos

Rio Grande do Sul
Iguatemi -Caxias do Sul
Cinema Iguatemi - Porto Alegre
Cinema Total Shopping - Porto Alegre

Mato Grosso
Cinema Tres Americas  Cuiaba

Paraná
Cinema Shopping Park Maringá

Amazonas
Cinema Playarte Manauara Manaus
 Cinema Millenium ou TVLandia  Manaus

Rio Grande do Norte
Cinema Praiashopping  Natal

Rio de Janeiro
Cinema Downtown Rio de Janeiro 
Cinema New York City Center Rio de Janeiro
Cinema Via Brasil Rio de Janeiro
Cinema Bangu Shopping Rio de Janeiro

Bahia
Cinema Iguatemi  Salvador

Maranhão
Cinema Rio Anil Shopping S. Luiz

Espírito Santos
Cinema  Ritz Norte Sul  Vitória