sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Diálogos Governo – Sociedade Civil: Plano Brasil Sem Miséria


A Federação Espírita Brasileira, no último dia 8 de agosto, participou do evento “Diálogos Governo – Sociedade Civil: Plano Brasil Sem Miséria”, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e realizado no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto.
Com a presença de diversas entidades da Sociedade Civil, como a FEB e órgãos do Governo, teve ainda a participação de ministros de Estado, como Tereza Campelo, Gilberto Carvalho e Aloísio Mercadante.
Foram apresentados os avanços do Plano Brasil Sem Miséria, além de propostas da Sociedade Civil para melhoria dos serviços dentro dos diversos grupos de trabalho com apresentação em plenária. Os temas tratados foram os eixos do Plano: Busca Ativa, Garantia de Renda, Inclusão Produtiva Rural e Urbana, Acesso a Serviços (Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Alimentar, entre outros).

2ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste

A Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE) promoverá a 2ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste. O objetivo é abrir espaço para grupos e artistas espíritas apresentarem seu trabalho, promover oficinas de aprofundamento técnico e doutrinário. Acontecerá na cidade de Goiânia nos dias 2, 3 e 4 de novembro. Informações e Inscrições podem ser feitas pelo site www.abrarte.org.br.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ciranda da Evangelização

A Ciranda da Evangelização é uma mostra de música, teatro, oficinas de arte e recursos digitais. Acontecerá no dia 2 de setembro no Centro Espírita Bezerra de Menezes (RJ) haverá ainda uma feira de livros espíritas infantis. Informações e inscrições no site www.ceerj.org.br

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Encontro Estadual de Atendimento Espiritual

Nos dias 14 a 16 de setembro acontecerá o I Encontro Estadual de Atendimento Espiritual na sede da Federação Espírita Amazonense D. Pedro. Realizado pelo Departamento de Atendimento Espiritual da Federação Espírita do Amazonas trabalhará o tema “Diálogo fraterno: a terapêutica do Consolador”. O objetivo do encontro é proporcionar um espaço de integração e estudo para os trabalhadores da área de atendimento espiritual na casa espírita, oferecer noções de atendimento, acolhimento e a orientação com segurança evangélico-doutrinário e os encaminhamentos julgados necessários. Inscrições são realizadas pelo e-mail atendimentoespiritual.fea@gmail.com, enviando o nome, telefone, e-mail e Casa Espírita onde trabalha. Informações (92)32340330, (92)36566988 ou no e-mailfeamazonas@hotmail.com.

Congresso Espírita do Amazonas

O 5º Congresso Espírita do Amazonas abordará o tema “Transição Planetária – A Transformação do Homem e do Mundo” nos dias 1º, 2 e 3 de novembro no Manaus Plaza. Yasmin Madeira (RJ), Simão Pedro (MG) e Francisco do Espírito Santo Neto (SP) serão os expositores presentes. O evento será promovido pela Federação Espírita Amazonense como apoio do Conselho Federativo Estadual. As inscrições serão realizadas na Sede Administrativa ou histórica da Federação Espírita Amazonense, na Livraria Allan Kardec, na Livraria Fonte de Luz ou no Centro Espírita Tomás de Aquino. Informações no site www.feamazonas.org.br, pelo e-mail congresso.fea@gmail.com e no telefone (92)36566988.

Site do 7º Congresso Espírita Mundial, em português

Traduzido para o português, o site do 7º Congresso Espírita Mundial, a ser realizado em Cuba, de 22 a 24 de março de 2013, está no ar! Com notícias, programação do evento, vídeos e orientação para inscrições, pode ser conferido no endereço: http://congressoespirita.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

59ª Semana Espírita

De 2 a 9 de setembro, no Centro de Convenções Divaldo Franco, acontecerá a 59ª Semana Espírita de Vitória da Conquista (BA). Com o tema “Responsabilidades Ante a Era Nova”, os palestrantes presentes serão André Luiz Peixinho (BA), Eliseu Mota Júnior (SP), Sandra Della Pola (RS), Simão Pedro (MG), Divaldo Franco (BA) e Haroldo Dutra (MG). Informações ou inscrições pelo site www.uevc.com.br ou por meio do fax (77)34246323.

3º Seminário em Defesa da Vida

A 3ª edição do Seminário em Defesa da Vida, antes programada para o dia 12 de agosto foi adiada para o dia 23 de setembro. O adiamento ocorreu por conta de obras emergenciais no local. Aqueles que já haviam feito a devem, segundo os organizadores, realizá-la novamente por conta da mudança na data. Os que desejarem realizar a primeira inscrição devem acessar o site www.fedf.org.br, até o dia 21 de setembro. O evento acontece na Sede da Federação Espírita do Distrito Federal, (408 Sul), de 8h30 às 13. Informações por meio dos telefones (61) 81179107 ou (61)98415749, e pelo e-mail jaimef.lopes@gmail.com.

Seminário: Fora da Caridade não há Salvação II


Seminário: Fora da Caridade não há Salvação II




Aspectos práticos do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita (SAPSE).


Dias: 7, 8 e 9 de Setembro de 2012
Facilitador: Alírio de Cerqueira Filho
Entrada gratuita!

Local: Sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso - Av. Dalma Ferreira de Souza, 260, Morado do Ouro.
Informações: (65) 3644-2727

PROGRAMAÇÃO
Sexta: 15h às 19h
Sábado: 8h30 às 12h e 14h30 às 19h
Domingo: 8h30 às 12h30
[Horários de Cuiabá – MT]

Este seminário será transmitido ao vivo no link:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Por um pouco


“Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.” – Paulo. (Hebreus, 11:25.)
Nesta passagem refere-se Paulo à atitude de Moisés, abstendo- se de gozar por um pouco de tempo das suntuosidades da casa do Faraó, a fim de consagrar-se à libertação dos companheiros cativos, criando imagem sublime para definir a posição do espírito encarnado na Terra.
“Por um pouco”, o administrador dirige os interesses do povo.
“Por um pouco, o servidor obedece na subalternidade.
“Por um pouco”, o usurário retém o dinheiro.
“Por um pouco”, o infeliz padece privações.
Ah! se o homem reparasse a brevidade dos dias de que dispõe na Terra! se visse a exigüidade dos recursos com que pode contar no vaso de carne em que se movimenta!…
Certamente, semelhante percepção, diante da eternidade, darlhe- ia novo conceito da bendita oportunidade, preciosa e rápida, que lhe foi concedida no mundo.
Tudo favorece ou aflige a criatura terrestre, simplesmente por um pouco de tempo.
Muita gente, contudo, vale-se dessa pequenina fração de horas para complicar-se por muitos anos.
É indispensável fixar o cérebro e o coração no exemplo de quantos souberam glorificar a romagem apressada no caminho comum.
Moisés não se deteve a gozar, “por um pouco”, no clima faraônico, a fim de deixar-nos a legislação justiceira.
Jesus não se abalançou a disputar, nem mesmo “por um pouco”, em face da crueldade de quantos o perseguiam, de modo a ensinar-nos o segredo divino da Cruz com Ressurreição Eterna.
Paulo não se animou a descansar “por um pouco”, depois de encontrar o Mestre às portas de Damasco, de maneira a legar-nos seu exemplo de trabalho e fé viva.
Meu amigo, onde estiveres, lembra-te de que aí permaneces “por um pouco” de tempo. Modera-te na alegria e conforma-te na tristeza, trabalhando sem cessar, na extensão do bem, porque é na demonstração do “pouco” que caminharás para o “muito” de felicidade ou de sofrimento.

Caravana Federativa - Região Leste


  • Data:

    27/10/2012

    Horário:

    00:00

    Tema:

    Caravana Federativa - Região Norte

    Local:

    Informações:

    27 e 28 de novembro
    (65) 3644-2727
  • Data:

    13/10/2012

    Horário:

    00:00

    Tema:

    Caravana Federativa - Região Leste

    Local:

    Informações:

    13 e 14 de outubro
    (65) 3644-2727

Caravana Federativa - Região Oeste


Data:

29/09/2012

Horário:

00:00

Tema:

Caravana Federativa - Região Oeste

Local:

Informações:

29 e 30 de setembro
(65) 3644-2727

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comunicando-se para melhor servir


No próximo dia 29 a Federação Espírita do Rio Grande do Sul promove o Encontro Estadual de Trabalhadores e Dirigentes Espíritas, em sua sede. “Comunicando-se para melhor servir” será o tema abordado com exposições de João Alessandro Muller e Gabriel Salum. O momento contará, ainda, com oficinas e desenvolvimento do Projeto Conte Mais. Informações: www.fergs.org.br

2ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste


Data:

02/11/2012

Horário:

00:00

Tema:

2ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste

Local:

Goiânia (GO)

Informações:


2ª Mostra Abrarte Centro-Oeste, promovida pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas, vai ocorrer na cidade de Goiânia (GO), entre os dias 2 e 4 de novembro.

Torta Com Arte - Casa Espírita Lar de Amor


Data:

16/09/2012

Horário:

16:00

Tema:

Torta Com Arte - Casa Espírita Lar de Amor

Local:

FEEMT - Av. Djalma Ferreira de Souza, 260. Setor Oeste - Morada do Ouro, Cuiabá - MT.

Informações:

Casa Espírita Lar de Amor realizará uma Torta Com Arte! O evento acontecerá dia 16 de setembro, das 16h às 19h, na sede da FEEMT.

O evento contará com feiras de livros, gastronomia, artes e artesanato, além de várias apresentações musicais e teatrais.

Ingresso: R$10,00 com direito a um minilivro espírita. Crianças até 10 anos não pagam.

Para mais informações:
- FEEMT: (65) 3644-2727.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Convite


 O Fraternidade convida á todos para participar de um delicioso "Chá com bolo Fraterno" que será realizado dia 01/09/12 as 17:00 no pátio na nossa Casa. Os convites já estão a venda no valor de R$10,00 e será ultilizado para aquisição de um Note Book para uso do Fraternidade.

Contamos com a presença de todos!! Será um grande momento de confraternização!!


OBS.; aos que puderem, serão bem vindos pratos doces e salgados.

Abraços Fraternos!!

Seminário Integrar e Conviver, na FEB


No dia 25 de agosto a Federação Espírita Brasileira receberá o seminário  “Integrar e Conviver: Caminhos para a ação espírita”. Como palestrantes Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho, Fabiana Lobo Sá, José Carlos da Silva Silveira, Maria de Lourdes Pereira de Oliveira; Miriam Lúcia Masotti Dusi e Roberto Fuina Versiani abordarão as temáticas ações integradas de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação e novo olhar para a assistência social. Iniciando-se às 8h30 e estendendo-se até 13h, tem como público-alvo frequentadores e colaboradores da FEB.
Programa:
8h30 – 9h00 – Apresentação geral da proposta do Seminário Integrado e fundamentos – Antonio Cesar Perri;
9h00 – 9h30 – Ações do Centro Espírita para acolher, consolar, esclarecer e orientar – Roberto Versiani;
9h30 – 10h30 – A FEB no contexto da Política Nacional de Assistência Social – José Carlos, Lourdes e Fabiana Sá;
10h30-10h55 – Intervalo;
11h00-12h00 – Ações integradas – relato de casos – Célia Rey de Carvalho e Miriam Masotti;
12h00-13h00 – Características da Assistência e Promoção Social Espírita – José Carlos da Silveira.
 Informações: (61) 2101-6161

Eventos do CEI em Cuba


No dia 30 de junho teve início um trabalho de difusão do Espiritismo em Cuba, promovido pelo Conselho Espírita Internacional. Uma série de palestras e seminários para sensibilizar emotivar a população para o 7º Congresso Espírita Mundial (www.7cem.org) que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março de 2013. O trabalho iniciou-se na Capital Havana, com a presença de mais de 150 pessoas, na Sociedad Amor y Caridad Universal, que utilizou o espaço de uma Loja Maçônica. Os temas abordados foram: Educação do Espírito, pela vice-presidente da FEB Marta Antunes de Moura; e Reuniões Mediúnicas, pelo diretor da FEB Roberto Versiani; e Movimento Espírita, por Manuel de La Cruz, Assessor de CEI em Cuba e um dos Organizadores do Congresso.
Em um segundo encontro, no dia 1º de julho, na cidade de Holguin, com a presença de mais de 70 pessoas, na Sociedad Espírita Alan Kardec, foram abordados os temas: União Fraternal (Roberto Versiani); Movimento Espírita Cubano (Manuel de La Cruz), Movimento Espírita e Unidade Doutrinária (Marta Antunes de Moura). Após o almoço foi realizado um encontro com mais de 40 dirigentes espíritas da região, onde foi possível esclarecer-se várias dúvidas sobre o trabalho do CEI, sobre os materiais doutrinário e administrativo que o CEI tem disponível em espanhol para utilização pelos espíritas de Cuba, bem como se falou da importância da participação dos cubanos no Congresso. Em seguida houve visita a grupos da região oriental de Cuba, região da Sierra Maestra.
Informações: intercei@intercei.com www.7cem.org

Seminário 'Fora da Caridade Não Há Salvação II'


Data:

07/09/2012

Horário:

15:00

Tema:

Seminário 'Fora da Caridade Não Há Salvação II'

Local:

Sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso - Av. Dalma Ferreira de Souza, 260, Morado do Ouro

Informações:

Dias: 7, 8 e 9 de Setembro de 2012
Facilitador: Alírio de Cerqueira Filho
Entrada gratúita!
Local: Sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso - Av. Dalma Ferreira de Souza, 260, Morado do Ouro.

SEXTA: 15:00 às 19:00
SÁBADO: 8:30 às 12:00 e 14:30 às 19:00
DOMINGO: 8:30 às 12:30
Horários de Cuiabá - MT
Mais informações: (65) 3644-2727 | www.espiritizar.com.br

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional em Brasília


Nos dias 16 a 18 de agosto, reuniu-se na sede do Conselho Espírita Internacional, em Brasilia, a Comissão Executiva do CEI. Nos dias   de reunião houve visita às áreas da EDICEI, TVCEI e Sede Administrativa do CEI, à sede da Federação Espírita Brasileira, onde também ocorreu uma parte da Reunião.
Houve relato das atividades do CEI;  análise e definição de Plano de Ação e Dinamização das Atividades do CEI;  informações sobre o 7º Congresso Espírita Mundial; definição de reestruturação da Sede Administrativa do CEI, com constituição de uma comissão responsável pela gestão da mesma, e, assuntos gerais.
A reunião foi presidida pelo secretário geral interino Charles Kempf (França), pois o titular se encontra afastado por tempo indeterminado para tratamento de saúde, e, contou com a presença dos membros da Comissão Executiva do CEI: Antonio Cesar Perri de Carvalho (Brasil), Eduardo dos Santos (Uruguai), Edwin Genaro Bravo Marroquin (Guatemala), Elsa Rossi (Reino Unido), Fabio R. Villarraga Benavides (Colômbia), Jean Paul Evrard (Bélgica), Jussara Korngold (EUA), Ricardo Lequerica (Colômbia), Vitor Mora Feria (Portugal).
Comissão Executiva – CEI

Comissão Executiva – CEI


 |

Noite Italiana


Data:

01/09/2012

Horário:

19:00

Tema:

Noite Italiana

Local:

AMAM - Associação Mato-Grossense de Magistrados, rua Hélio Ribeiro, sem nº, Residencial Paiaguás.

Informações:

Será um jantar self-service realizado pelo Juventude Ativa em parceria com o Centro Espírita Cuiabá para arrecadar fundos para a Conjemat - Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso. Toda a renda arrecadada será em prol da confraternização. No cardápio, comidas típicas da culinária italiana.
Para mais informações:
- FEEMT: (65) 3644-2727

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Madre Teresa de Calcutá



Madre Teresa de Cálcuta
Eu vejo na atitude da querida Madre Teresa um antídoto contra o egoísmo humano: "Compartilhar o que quer que possuímos (amor, comida, afeto, agasalho, atenção...) é um ato de humanidade.
Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e doar-se. Madre Teresa não “sentia” o amor de Cristo e buscava a resposta de Deus o tempo todo, e poderia ter parado tudo por isso, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é a única coisa que quero. Este é um poderoso exemplo, e vamos lembrar que ela pregava primeiro amor, não a religião.”

Num Mundo onde impera o egoísmo temos a rica oportunidadede admirar o trabalho e saber um pouco de um ser que contagia com o seu imenso amor.
O amor, verdadeiro amor que faz da humildade instrumento para ajudar aos menos favorecidos pela vida. Madre Tereza é nosso espelho podemos dizer nosso ídolo, temos profunda admiração por este ser abençoado por DEUS. Que se preocupou, mais que isso, se ocupou em fazer de sua caminhada a luz que ilumina e conforta os corações sofridos,com tamanha generosidade e amor doação.

Em 27 de agosto de 1910, um dia especial nasce Agnese Gonxha Bojaxhin nada mais nada menos que Madre Tereza de Calcutá, em Skopje, cidade albanesa do Kossovo que alguns anos depois, passaria ao domínio da Iugoslávia. A menina veio ao mundo numa família católica, feliz e abastada.
Seu pai Nicola Bojaxhiu, um próspero comerciante formado em Farmácia sua mãe Drone, uma mulher jovem e bela. Tiveram 3 filhos, Lazar, Ágata e Agnese (Madre Teresa) que era chamada pela família "Gonxha" que em albanês significa "botão de Flor".
Agnese (MadreTeresa) seguiu a vida de religiosa influenciada por padres da região.
Ingressou aos 18 anos na Ordem Nossa Senhora de Loreto.Como freira adotou o nome de Madre Tereza de Calcutá.
Foi para um Mosteiro em Dublin, na Irlanda de lá enviada para India, na cidade de Calcutá, onde vestiu o hábito, em 1928.
Em 1931, passou a ensinar crianças bem-nascidas ministrando aulas
de História e Geografia, seguindo o lema:
" Educai a classe alta, que por sua vez ensinará a vida cristã aos pobres"
Em 1934, faz votos perpétuos na Congregação e torna-se Diretora do setor bengali da Universidade.
Em outubro de 1946, ao presenciar, durante uma viagem de trem, a mistura de homens e
amontoados, extremamente sujos e com odor desagradável, enquanto seguia a viagem Madre Teresa, tentava buscar uma resposta nos seus princípios religiosos uma explicação para tanta dor. Não ficava incomodada com a presença daqueles pobres miseráveis, embora estando acostumada a limpeza e higiene perfeita do Colégio de St. Mery's School, onde suas alunas estavam sempre bem vestidas e perfumadas.

Após rigorosa reflexão, Madre Teresa que sempre foi muito disciplinada e prudente, não se deixava levar pelo entusiasmo. Mas sabia no fundo de sua alma que teria uma missão a cumprir. Que após aquela viagem sua vida mudaria radicalmente. Teria um longo e difícil caminho a seguir. Porém tinha a certeza que Deus lhe daria força e fé para levar avante a sua missão. Após cumprir todos os tramites legais e providências jurídicas obteve a permissão para viver fora do convento. E ao constatar que poderia cumprir a sua missão de uma forma mais objetiva decidiu largar às aulas para dedicar-se exclusivamente aos pobres, observando de perto os sofrimentos de irmãos
menos abastados, os miseráveis.
EM 16 de agosto de 1948, Madre Teresa deixa o hábito de freira e abandona o Convento.

Um dia Madre Tereza, encontrou um bebê semimorto no lixo.
Aplicou-lhe respiração boca-a-boca. Disseram-lhe que a criança estava morta.
Porém ela não desistiu e quando o bebê deu sinal de vida, ela o apertou
contra o peito e gritou: "está vivo!" E o levou para casa.

Contagiou a muitos com o seu imenso amor...
Um casal a procurou e lhe entregou uma grande quantia em dinheiro.
Disseram-lhe que haviam se casado há dois dias. Resolveram não usar trajes de núpcias nem celebração e lhe trouxeram o dinheiro que seria gasto com o casamento. Nós a amamos muito e pensamos que seria lindo compartilhar o nosso amor
com os pobres que a senhora serve.
Houve um período em Calcutá que havia escasses de açucar, espalhou-se pela cidade que a Madre teresa não tinha açucar para seus orfãos. Certa noite chegou um casal com o seu filho de seis anos ele trazia nas mãos um vidrinho. Por uma semana havia se recusado a comer açucar para poder dá-lo aos menos afortunados que êle.
Um senhor chegou com seu filho pequeno. Disse-lhe que o menino gostava tanto dela que resolveu guardar a mesada para dar de presente aos pobres. Ele ficara tão sensibilizado com a atitude do filho, que decidira deixar de fumar e beber um mês
a economia se destinou a ela.
Alguns budistas japoneses souberam que a congregação de Madre Tereza jejuava toda primeira sexta feira do mês, para destinar aquela economia aos pobres. Imitaram o seu gesto tiveram a atitude de enviar
a ela o resultado da sua arrecadação.
Com esta importância em dinheiro foi construído o primeiro andar da casa que tinha por objetivo
abrigar meninas e mulheres libertas do cárcere.
Madre Tereza sempre enfatizou o valor e o poder da prece, dizia: Se orarmos seremos capazes de amar, e se amarmos seremos capazes de servir. Reze tal qual uma criança. Você deve se dirigir a DEUS como uma criança. Uma criança não tem dificuldade de expressar o que pensa em palavras simples, que dizem muito. Se uma criança ainda não foi desvirtuada e ainda não aprendeu a mentir, ela dirá tudo. É necessário apenas, aquela pequena elevação de mente a Deus
“Eu te amo, Deus eu confio em ti, eu preciso de ti agora”
Disse também : “Que todos deveríamos ajudar a um hindu, tornar-se um hindu melhor. Um muçulmano, a tornar-se um mulçumano melhor. Um católico a ser um católico melhor
assim por diante com outras religiões.”
O que ela quer nos dizer é que transformássemos a teoria em prática colocássemos o amor acima de tudo,
porque somente o amor transforma .
Tudo o que fizermos com amor renderá bons frutos.

Quando viu fecharem-se as portas do conventos às suas costas experimentou um profundo sentimento de desorientação, viu-se sozinha nas ruas de Calcutá, foi tomada pela angústia, sozinha sem casa , dinheiro, trabalho sem saber onde dormir. Tinha apenas a permissão do Papa para viver temporariamente fora do convento, para fundar uma nova Congregação religiosa. Transferiu-se para Patna para fazer um curso de enfermagem, frequentou o curso durante quatro meses, onde aprendeu o que em geral se ensinam em um ano.
25 de dezembro de 1948, Madre Teresa começa oficialmente a sua nova missão a serviço dos mais pobres dentre os pobres, data que ela escolhera por ser aniversário de Cristo.
Chegando a Calcutá foi visitar uma favela que conhecia, Motijhil, para confraternizar-se no dia de Natal com as mulheres e crianças. Procurou um lugar para morar. Uma mulher alugou-lhe uma cabana muito pobre por cinco rupias por mês. Aquela foi a sua primeira casa. Na manhã seguinte já se ouvia a voz de Madre Teresa ensinando a cinco crianças as primeiras letras do alfabeto bengali. No quarto não havia móveis nem quadro negro. Com uma varinha a Madre escrevia as letras no chão de terra.
Até poucos meses antes Madre Teresa era a diretora da célebre High School ao lado da favela onde ela se encontrava agora.

E assim tudo começou. Com a ajuda de ex-alunas de famílias abastadas.
Desde então passou a recolher mendigos, doentes, crianças abandonadas,
drogados, alcoólatras velhinhos, aideticos e recuperar ex-presidiários. Ganhou notoriedade mundial por seu trabalho, que começou sem apoio financeiro, mas com ajuda de moças indianas. Elas assumiram quatro votos: pobreza, caridade, obediência e o principal deles, compaixão. Vestindo apenas saris indianos e sandálias.
Em l950 foi fundada a Ordem das Missionárias da Caridade.
Em 1952 Madre Teresa funda a sua primeira grande obra social em Nirmal
"Casa dos Moribundos" Apesar de difícil o caminho que escolheu, lutou com as armados amor e com muita determinação acabou por vencer. Houve momentos que ela pensou em desistir devido às perseguições, Pois muitos não entendem a nobreza de espírito de quem se dedica de corpo e alma à humanidade.
Certa feita em uma de suas meditações escreveu:
"Meu Deus, por livre escolha e por Teu amor, desejo permanecer aqui e fazer o que a Tua vontade exige de mim. Não! Não voltarei atrás. . A minha comunidade são os pobres. A tua segurança é a minha. A tua saúde é a minha. A minha casa é a casa dos pobres. Não apenas dos pobres, mas dos mais pobres dos pobres. Daqueles de quem as pessoas já não querem se aproximar, com medo do contágio e da sujeira, porque estão cobertos de micróbios e vermes. Daqueles que não vão rezar nos templos, porque não podem sair nus de casa. Daqueles que já não comem porque não têm forças para comer. Daqueles que se deixam cair pelas ruas, conscientes de que irão morrer e ao lado dos quais os vivos passam, sem lhes prestar atenção. Daqueles que já não choram, porque se lhes esgotaram as
lágrimas. Dos intocáveis."

Fonte: http://www.vanessagaia.com/2011/08/madre-tereza-de-calcuta-minha.html

Biografia
Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Embora ela tenha nascido a 26 de agosto, ela considerava o 27 de Agosto, o dia em que foi batizada, como o seu " verdadeiro aniversário".
Frequentou uma escola não católica.
Começou por fazer votos aos 18 anos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatíssima Virgem Maria), na Irlanda, onde pouco tempo viveu.

Servindo ao mundo
Já na Índia, ao serviço dessa congregação como professora, ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat. A princípio, ela teve alguns problemas de ordem religiosa, com alguns grupos que professavam uma outra fé, e conseqüentemente, uma outra religião e cultura, mas com o passar do tempo, todos foram notando, que ela tinha realmente boas intenções, e que sua obra tinha verdadeiramente um caráter nobre. Assim, ela começa a receber donativos de hindus, muçulmanos, budistas, etc. E assim também foi ocorrendo em relação às outras situações difíceis e problemáticas, tais como: crianças abandonadas, aidéticos, mulheres que haviam sido abusadas e engravidaram, leprosos...
Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Sri Lanka|Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga e falecida ela própria 6 dias antes, num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. Encontra-se sepultada em Motherhouse Convent, Calcutá, Bengala Ocidental na Índia. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.
Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Criou as missionárias da caridade, onde todas as freiras iriam ajudar não a ela, mas sim a todos os necessitados. Todos registrados.

A "noite escura" de Madre Teresa
Uma coleção de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro "Madre Teresa venha, seja minha luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram, segundo alguns, dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discussões sobre uma possível posição agnóstica.
Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956 escreveu: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."
Uma de suas cartas ao Padre Neuner dizia: "Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. - Pois agora acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e da dor de Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à disposição."
No entanto, o texto de suas cartas não deve afetar a campanha por sua santificação, já que a Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em relação a sua fé, como por exemplo São Tomé.

A crise espiritual
Segundo o postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escuridão interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas não conseguia sentir nada"[4] Este fenômeno é conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identificação com Deus.
Silêncio divino.
Bento XVI comentando as cartas disse que este silêncio serve para que os crentes percebam a situação daqueles que não acreditam em Deus. Falando sobre as experiências místicas da beata disse que "tudo aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".
Antídoto contra o sentimentalismo.
Kolodiejchuk enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos não puramente religiosos."

Deus Caritas Est
Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.[7]

Beatificação e canonização
Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, com a ocorrência de um milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que foi curada de um tumor no estômago de forma inexplicável e cuja cura foi atribuída a Madre Teresa. Segue em aberto o processo de sua canonização.
Presidente Reagan presenteando a Madre Teresa com Medalha Presidencial da Liberdade em 1985.
Selo alemão do aniversário centenário da Madre, em 2010.

Títulos e homenagens
Padma Shree - Índia, 1962.
Ramon Magsaysay Award Foundation - Filipinas, 1962.
Doutora honoris causa em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica do Sagrado Coração.
Prêmio Nobel para a Paz - 1979.
Medalha Presidencial da Liberdade - Estados Unidos, 1985.

Cinema e literatura
- Madre Teresa é o tema do filme-documentário (1969) e do livro Algo bonito por Deus (1971) de Malcolm Muggeridge.
- Madre Teresa: Em Nome dos Pobres de Deus é um filme de 1997 dirigido por Kevin Connor estrelado por Geraldine Chaplin. Ganhou em 1998 o prêmio Art Film Festival.
- A vida de Madre Teresa foi retratada em 2003 em minissérie de televisão italiana Madre Teresa, estrelada por Olivia Hussey como Madre Teresa. Posteriormente, foi lançado internacionalmente como um filme de televisão Madre Teresa de Calcutá e recebeu o Prêmio Camie em 2007.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sonhe!


Tela de Leitura
Sonhe!Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?". Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo". Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem meu mundo?". O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos".
Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens idosos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.
Sonhe!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Intentar e agir


“E fazei veredas direitas para os vossoS pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, mas antes seja sarado.” — Paulo. (HEBREUS, CAPÍTULO 12, VERSÍCULO 13.)
O homem bem-intencionado refletirá intensamente em melhores caminhos, alimentando ideais superiores e inclinando-se à bondade e à justiça.
Convenhamos, porém, que a boa intenção passará sem maior benefício, caso não se ligue à esfera das realidades imediatas na ação reta.
É necessário meditar no bem; todavia, é imprescindível executá-lo.
A Providência Divina cerca a estrada das criaturas com o material de edificação eterna, possibilitando-lhes a construção das “veredas direitas” a que Paulo de Tarso se reporta.
Semelhante realização por parte do discípulo é indispensável, porqüanto, em torno de seus caminhos, seguem os que manquejam. Os prisioneiros da ignorância e da má-fé arrastam-se, como podem, nas margens do serviço de ordem superior, e, de quando em quando, se aproximam dos servidores fiéis do Cristo, propondo-lhes medidas e negócios que se lhes ajustem à mentalidade inferior. Somente aqueles que constroem estradas retas escapam-lhes aos assaltos sutis, defendendo-se e oferecendo-lhes também novas bases a fim de que se não desviem inteiramente dos Divinos Desígnios.
Aplica sempre as tuas boas intenções, no plano das realidades práticas, para que as tuas boas obras se iluminem de amor e para que o teu amor não se faça órfão de boas obras. Faze isso por ti, que necessitas de elevação, e por aqueles que ainda te procuram manquejando.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Simpósio na AME- GO

A Associação Médico Espírita de Goiás realiza um Simpósio no dia 15 de setembro. O tema do encontro será “Conexão entre Ciência, Saúde e Espiritualidade” com inscrições já abertas e que podem ser feitas na Livraria Espírita André Luiz (LIVRAL), Livraria Castro Alves (Irradiação Espírita) e Livraria da Federação Espírita de Goiás (FEEGO). Das 8h às 18h, Carlos Roberto (PB), Carlos Eduardo Durgante (RS), Durval Carvalho (GO), Wesley Oliveira Assis (GO) e Jorge Daher (GO) falarão a respeito do tema central no Auditório do Conselho Regional de Medicina. Informações (62) 32234412, (62)32244179, (62)32815114 ou site www.feego.org.br.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TVCEI impulsiona divulgação com Video On Demand

Ficou ainda mais fácil assistir a TVCEI!  Conheça o sistema de Vídeo On Demand onde é possível ter acesso a uma vasta quantidade de programas espíritas em vários idiomas quando e onde desejar. Mais interatividade e conhecimento espírita ao seu alcance. Acesse e confira mais esta novidade: www.tvcei.com

O Espiritismo na atualidade


O Centro de Cultura, Pesquisa e Documentação do Espiritismo, localizado em São Paulo, promove o 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo  nos dias 18 e 19 de agosto. “O Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico” será o tema da 8º edição do ENLIPHE que contará com a participação de Samuel Magalhães, autor do livro Anna Prado, a mulher que falava com os mortos, editado pela FEB. Samuel falará sobre a obra na oportunidade de seu lançamento.
Outras informações no site www.lihpe.net

Coordenação de Monitores

Encontra-se disponível em ambiente totalmente virtual o curso de Aprendizagem para Aprimoramento e Formação de Coordenadores de Monitores de ESDE, oferecido pela Federação Espírita do Maranhão. No espaço é possível ter acesso do material didático, exercícios propostos, fórum de discussões, central de dúvidas e sala de interação. As inscrições podem ser feitas através do site                 HTTP:// esdeava.femar.org.br.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lançamento na FEB: DVDs com psicofonias de Chico Xavier


A Federação Espírita Brasileira, em Brasília, será o local do lançamento de DVD inédito: Instruções Psicofônicas & Vozes do Grande Além, produzido pela Versátil Vídeo Spirite. O evento ocorrerá no dia 20 de julho, 18h30  horas, no auditório do prédio Unificação, contando com a presença do produtor Oceano Vieira Melo e de Arnaldo Rocha, que foi fundador juntamente com Chico Xavier do Grupo Espírita Meimei em Pedro Leopoldo (MG) e dirigente das reuniões gravadas entre 1954 e 1956. Posteriormente foram transcritas nos livros Instruções Psicofônicas Vozes do Grande Além, ambos editados pela FEB.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Divulgação Anterior | Integrar e Conviver: Caminhos para a ação espírita


Na manhã do dia 25 de agosto, o auditório principal da Federação Espírita Brasileira receberá o seminário “Integrar e Conviver: Caminhos para a ação espírita”.  Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho, Fabiana Lobo Sá, José Carlos da Silva Silveira, Maria de Lourdes Pereira de Oliveira; Miriam Lúcia Masotti Dusi e Roberto Fuina Versiani serão os expositores que abordarão as temáticas ações integradas de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação e novo olhar para a assistência social.
Iniciando-se às  8h30 e estendendo-se até 13h, tem como público-alvo frequentadores e colaboradores da FEB.
Informações: (61) 2101-6161

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Peça Allan Kardec – Um olhar para a eternidade


“Allan Kardec – Um olhar para a eternidade” é o nome da peça encenada e dirigida pela atriz Ana Rosa. Com estreia no dia 11, no Teatro Feic, em Jacarepaguá, a obra que esteve em cartaz no Rio há 15 anos  está de volta.Em cena, o ator Roberto Pirillo vive a trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, se dedicou à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas.
Ao final do mês, no dia 31 de agosto, será a vez do Teatro América (Sala Max Nunes) no Bairro da Tijuca receber “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”. Oportunidade que segue até o dia 28 de outubro, às sextas e sábados, às 20h30 e domingo às 19h30.

Estêvão e o Evangelho



Flávio Rey de Carvalho
Em meio às comemorações dos 70 anos da obra Paulo e Estêvão, escrita pelo Espírito Emmanuel por intermédio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, muito se tem falado de Saulo e Paulo, porém, pouco sobre Estêvão – o primeiro mártir do Cristianismo –, que ocupa papel relevante na obra em questão.
Tanto é que Emmanuel afirmou:
“Sem Estevão, não teríamos Paulo de Tarso”.1 Por conseguinte, o objetivo deste artigo consiste em destacar alguns breves pontos relativos à conduta adotada por Estêvão, quando ainda encarnado, para lidar com o entendimento do Evangelho e a sua explanação.

Conforme nos explicou Allan Kardec, na introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo:

Toda a gente admira a moral evangélica; todos lhe proclamam a sublimidade e a necessidade; muitos, porém, assim se pronunciam por fé, confiados no que ouviram dizer, ou firmados em certas máximas que se tornaram proverbiais. Poucos, no entanto, a conhecem a fundo e menos ainda são os que a compreendem e lhe sabem deduzir as consequências.
A razão está, por muito, na dificuldade que apresenta o entendimento do Evangelho que, para o maior número dos seus leitores, é ininteligível.A forma alegórica e o intencional misticismo da linguagem fazem que a maioria o leia por desencargo de consciência e por dever, como leem as preces, sem as entender, isto é, sem proveito. Passam-lhes despercebidos os preceitos morais, disseminados aqui e ali, intercalados na massa das narrativas. Impossível, então, apanhar-se-lhes o conjunto e tomá-los para objeto de leitura e meditações especiais.2

Na citação, Kardec diagnosticou a dificuldade de assimilação que há entre os conteúdos que constam dos textos evangélicos (nos quais estão os exemplos e as lições morais do Cristo) e a capacidade geral de cognição das pessoas. A tentativa de se inventariar as causas que motivam esse fato escapa à proposta deste artigo que, conforme já dito, busca somente destacar alguns pontos norteadores – com base em algumas frases de Estêvão – que possam nos ajudar na jornada da busca pelo entendimento do Evangelho assim como pela assimilação e pela aplicação prática de seus conteúdos.

Por volta de 35 d.C., Saulo de Tarso, que ocupava destacada posição no Sinédrio e era conhecido como fervoroso defensor da Lei de Moisés, seguiu, juntamente com seu amigo Sadoc, para verificar (no intuito de interditar) as pregações que ocorriam em humilde igreja em Jerusalém onde alguns homens, denominados do “Caminho”,3 supostamente estariam divulgando princípios “desonestos” em detrimento da Lei Mosaica.

Naquele dia, a pregação foi feita por Estêvão – “moço, magro e pálido, em cuja assistência os mais infelizes julgavam encontrar um desdobramento do amor do Cristo”.4 Durante a preleção, conforme descreveu Emmanuel:

Saulo de Tarso [...] verificou a diferença entre a Lei e o Evangelho anunciado por aqueles homens estranhos, que a sua mentalidade não podia compreender.
Analisou, de relance, o perigo que os novos ensinos acarretavam para o judaísmo dominante. Revoltara-se com a prédica ouvida, nada obstante a sua ressonância de misteriosa beleza. Ao seu raciocínio, impunha-se eliminar a confusão que se esboçava, a propósito de Moisés [...].5

Seguem-se então, por iniciativa do doutor da lei, séries de questionamentos e ataques direcionados verbalmente a Estêvão que, com serenidade e inspiração superior, soube contemporizar a situação oferecendo – conforme recomendara Jesus – a outra face.6
Acerca da questão, esclarecemos que não é nosso objetivo descrever os detalhes do debate ocorrido entre ambos, mas destacar três pontos da fala de Estêvão que nos podem ser úteis para o estudo e para a compreensão do Evangelho.

Em relação ao entendimento do Evangelho, durante a sua explanação, Estêvão revelou:
[...] Se não vos falei como desejáveis, falei como o Evangelho nos aconselha, arguindo a mim próprio na íntima condenação de meus grandes defeitos. [...]7
Para melhor compreendermos a citação, recorremos ao livro Luz imperecível – organizado por Honório Onofre de Abreu –, que nos elucida:
Incorporando-nos às figuras do próprio texto, habilitamo-nos a detectar em nós próprios, padrões ou atitudes, de ordem positiva ou negativa que lhes eram
peculiares [àquela época], a nos sugerirem [hoje] implementação de recursos ou mudanças de base, nas profundezas da alma.
A partir daí o texto vivifica. Pela autoanálise e na aplicação do “conhece-te a ti mesmo” levantamos caracteres peculiares àqueles personagens e que podem ou não estar presentes em nossa intimidade, tais sejam: hipocrisia, extremismo fanatizante, conhecimento não acionado, cegueira, paralisia ou surdez espirituais, ou quem sabe, nossa posição cadaverizada na indiferença ou na cristalização ante a dinamização da vida.(Grifo nosso.) Outro ponto relevante a ser ressaltado, refere-se ao reconhecimento e ao respeito às nossas limitações circunstanciais e contingenciais de cunho cognitivo. Segundo Estêvão:

– No tocante ao Evangelho [...], já vos ofereci os elementos de que podia dispor, esclarecendo o que tenho ao meu alcance [...].9
Conforme explicou Emmanuel, as lições do Evangelho são como as “pérolas” que vamos colecionando individualmente, ao longo de nossa marcha evolutiva espiritual, até formar um colar. A montagem desse colar advém, incondicionalmente, do aprendizado, da assimilação e da aplicação das lições morais, legadas a nós por Jesus.Assim, não podemos ter tudo de uma só vez, visto que “cada conceito do Cristo ou de seus colaboradores diretos adapta-se a determinada situação do Espírito, nas estradas da vida”.10 E argumenta o autor espiritual:

[...] o Evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem conhecimento e aplicação de todos os detalhes.
[...] A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida. [...]11

Por último, Estêvão mencionou que, quando se trata do Evangelho:

[...] Jesus teve a preocupação de recomendar a seus discípulos que fugissem do fermento das discussões e das discórdias. Eis por que não será lícito perdermos tempo em contendas inúteis, quando o trabalho do Cristo reclama o nosso esforço. [...]9

É incongruente cogitar o contrário, visto que o objetivo máximo do Evangelho é o de promover a harmonização dos Espíritos – por intermédio do incentivo à cooperação e à fraternidade, em contraposição ao orgulho e ao egoísmo – à Lei Divina de Amor, força que rege e harmoniza todo o Universo.
Conforme explicou Emmanuel, é “indispensável abrir o coração à bondade, o cérebro à compreensão, a existência ao trabalho, o passo ao bem, o verbo à fraternidade...”12
Com tais diretrizes pinçadas do debate entre Saulo e Estêvão, o simples folhear superficial e automatizado das páginas evangélicas, sem reflexão e sem busca pelo entendimento, feito por mero “desencargo de consciência” e por simples “dever”– conforme consta na citação de Kardec no início do artigo – consiste em nada mais do que atividade inócua para a promoção do melhoramento do Espírito imortal. É chegado o momento de permitirmos que o Evangelho paulatinamente penetre em nosso âmago, isto é, conhecendo-o, meditando-o, sentindo-o e, finalmente, vivendo-o. Para isso, quando formos estudar a Boa Nova,procuremos seguir as recomendações de Estêvão, que foi o orientador espiritual de Paulo de Tarso na sua missão de divulgação do Cristianismo:
1) arguir a si próprio, estabelecendo uma relação de empatia com o conteúdo do texto;
2) entender o conteúdo do texto com moderação, respeitando seus limites cognitivos de modo a evitar cogitações e palpitesinfundados;
3) evitar discussões e discórdias, permitindo que o Evangelho cumpra o seu papel, isto é, promover a harmonização dos Espíritos à Lei Divina de Amor.

Referências:
1XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Breve notícia, p. 9.
2KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 130. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. Introdução, p. 24.
3Segundo Emmanuel, trata-se de “primitiva designação do Cristianismo”. Cf. XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pt. 1, cap. 3, nota de rodapé 1, p. 61.
4XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pt. 1, cap. 5, p. 92-93.
5______. ______. p. 97.
6“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, vos digo para não se opor ao malvado. Pelo contrário, ao que te bater na face direita, vira- lhe também a outra.” In: DIAS, Haroldo D. (Tradutor.) O novo testamento. Brasília: Edicei, 2010. Mateus, 5:38-39.
7XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pt. 1, cap. 5, p. 100.
8ABREU, Honório Onofre de (Org.). Luz imperecível: estudo interpretativo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita. 6. ed. Belo Horizonte: UEM, 2009. Apresentação, p. 23.
9XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pt. 1, cap. 5, p. 101.
10______. Caminho, verdade e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. Interpretação dos Textos Sagrados, p. 14.
11______. Renúncia. Pelo Espírito Emmanuel. 3. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pt. 2, cap. 3, p. 328.
12XAVIER, Francisco C. Bênção de paz. 15. ed. São Bernardo do Campo: GEEM, 2010. Cap. 35, p. 102.