sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Tragédia da Depressão


Alírio de Cerqueira Filho
 
Vivemos na atualidade momentos de grande materialismo e inversão de valores e, por isso, doenças espirituais profundas têm se disseminado de forma jamais vista, como é o caso da depressão, que já é considerada o grande mal do século XXI, assumindo proporções epidêmicas nestes momentos conturbados que a Humanidade tem passado. 
A depressão é uma doença espiritual profunda e, enquanto o Ser Humano estiver nesse caminho no qual o que importa são os prazeres imediatos em detrimento das questões mediatas do Espírito imortal, estará às voltas com esse mal, cuja superação está em uma sintonia com os valores essenciais da Vida.

Tudo no Universo nos convida ao amor, ao bem, ao bom, ao belo, à alegria, à felicidade. Basta observar a natureza em torno de nós. O Sol que nasce e se põe diariamente em miríades de cores deslumbrantes, os pássaros com seus cantos maviosos, as flores embelezando o caminho, toda a natureza em festa, expressando o infinito amor de Deus por todas as Suas criaturas. 

E o depressivo o que faz: vira as costas a tudo isso para dar vazão a um processo de rebeldia frente à Vida porque não vive apenas situações agradáveis da forma como gostaria, como se num planeta de expiações e provas como o nosso pudéssemos viver apenas situações agradáveis, que ainda não fizemos por merecer.

A pessoa com tendência depressiva torna-se, então, uma revoltada. Revolta-se contra todas as circunstâncias que a desagradam. Ela quer que o Universo seja de conformidade com o que ela acredita ser perfeito. 

E tudo o que não está em conformidade com aquilo que ela espera, gera muita revolta, que irá despender uma grande quantidade de energia vital, que é jogada fora pela própria atitude da pessoa depressiva, num esforço vão de querer que a sua vontade seja feita, e não a de Deus, como nos ensinou Jesus. Ela não consegue ver a vida como uma dádiva, que tem os seus percalços, mas que nos convida ao bem e ao amor continuamente.
Essas ações colocam os depressivos na antítese da vida. Eles se deprimem porque não se integram na vida. Estão à parte da vida. Excluem-se da dinâmica da vida, porque a vida não é como eles querem que seja.

Por isso, é imprescindível que a pessoa em depressão bem como aqueles que têm uma tendência a desenvolvê-la e ainda não manifestaram a doença, um esforço em direção à essência da vida, realizando ações para se espiritualizarem e se religarem verdadeiramente a Deus, de modo a aceitar as conjunturas em que vivem, mudando aquilo que são convidadas a mudar, que são os seus próprios sentimentos egoicos num processo de autotransformação.
No dia 4 de fevereiro de 2012 o grande orador espírita Divaldo Franco estará proferindo o seminário Vitória sobre a depressão no hotel Hits Pantanal, localizado ao lado do aeroporto, na grande Cuiabá. Maiores informações pelo telefone 65 3644-2727

Nenhum comentário:

Postar um comentário