sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MENSAGEM RECEBIDA NO CENTRO ESPÍRITA LUZ DO EVANGELHO



Cuiabá/MT, em 19 de agosto de 2013.

Caros irmãos de ideal,

Não vivemos tempos de paz. Não estamos ainda num mundo regenerado. A antevês da crise aguda que assolará o vosso orbe gera em vossos corações a apreensão de quem sabe que o que está por vir não é bom. As crises expurgatórias são assim. Dor, sofrimento, violência, hipocrisia, egoísmo, orgulho são palavras que podem definir tais momentos.

Em todos os setores da sociedade a crise se faz presente. Vemos a ordem mundial abalada com sucessivos escândalos diplomáticos, religiosos, econômicos, militares, culturais, políticos. Países antes tidos como seguros se mostram destroçados e em franca guerra civil. Poucos se entendem na ordem mundial. A Globalização, que traria a ordem e a uniformidade, ressaltou as diferenças e acirrou as rivalidades. Nada mais é tão simples e polarizado como antes.

Internamente, as sociedades nacionais se esfacelam ante as diversas demandas de infinitos atores sociais. Pobreza, educação, segurança, saúde, comércio, indústria, serviços, meio ambiente, consumidores, idosos, crianças e adolescentes, empregados e desempregados, ocupados e desocupados, todos têm a sua reivindicação.

Nas famílias nada mais é tão simples como antigamente. Novos núcleos familiares se formam, levantando a poeira do preconceito, que estava apenas escondida embaixo dos tapetes burgueses. Violência doméstica escancarada, sem solução próxima e fácil. Menoridade penal em discussão, para afastar a culpa pela irresponsabilidade de pais, professores, governantes e da sociedade como um todo.

Crise, crise e mais crise para onde se olhe...

No âmbito religioso ninguém se entende. Os religiosos de má-fé, religiosos de fachada, denigrem e mancham seus credos. Os religiosos de boa-fé, religiosos fiéis aos postulados morais de seus credos, parecem travar uma luta sem fim contra um mal que não se sabe de onde vem nem para onde vai. Dor é a tônica dos trabalhos de caridade e amor.

Neste ponto, e de forma específica, o Espiritismo, como Consolador prometido pelo Cristo e esperança de redenção da Humanidade, não tem sido poupado das investidas das Trevas. Por óbvio, aqueles que se alistam em suas fileiras e decidem trabalhar em suas frentes têm sofrido superlativamente. Não é para menos. Diante do expurgo planetário que está ocorrendo neste exato momento, com o transporte de espíritos renitentes na prática do mal para orbes inferiores, de modo a viabilizar a construção de um mundo de regeneração, os trabalhadores dispostos e alistados nas frentes de trabalhos da Desobsessão e da Evangelização do Ser, responsáveis em parte pela realocação destes irmãos infelizes neste novo mundo primitivo que os receberá, são os alvos preferidos das hostes trevosas.

Não há trégua. O Mal, diante do avanço do Bem, recrudesce e dá a sua última cartada. O alvo é a Doutrina Espírita e aqueles que deveriam exemplificá-la. Se o verdadeiro espírita é reconhecido pela sua transformação moral e/ou pelo seu esforço em realizar tal transformação, para desacreditar os espíritas e a Doutrina basta mostrar aos quatro cantos a hipocrisia de alguns, a sua queda reiterada nos vícios e defeitos, evidenciando assim a fraqueza dos seus líderes. Dessa forma, aqueles que ainda ignoram o Bem vêm oportunidades inúmeras de alcançar o “calcanhar de Aquiles” de cada um de nós. Orgulho, egoísmo, vaidade, álcool, fumo, drogas, sexo etc. A lista é imensa.

Para aqueles que não se deixam vencer, os esforços da maldade se direcionam para o único ponto que pode lhes colocar de joelhos: as crianças. Neste caso, filhos de trabalhadores da causa Espírita são usados para desviar seus pais do caminho do Bem e de seus compromissos espirituais. A mediunidade infantil é usada para desequilibrar lares e colocar em polvorosa pais e mães aflitos pelos seus pequeninos. Não é para menos. No entanto, a deslealdade do Mal era mais do que esperada. Transtornos psíquicos, problemas escolares, relacionamentos difíceis, separações, doenças físicas, distúrbios do sono etc. Tudo é usado para atingir os pequeninos, desestruturando famílias e, consequentemente, desequilibrando os trabalhadores da última hora.

O que fazer, então, diante deste quadro, onde inevitavelmente alguns cairão em tentação? O que fazer para lutar contra um inimigo que não se vê?

Apesar de desolador, este estado de coisas é perfeitamente natural no momento em que vivemos. A separação do joio e do trigo não é feita sem dor, sem que haja baixas em cada feixe do bom alimento. É inevitável.

Mas, então, o que devemos fazer?

Em que pesem as considerações acima, nota-se que a única batalha realmente a ser travada, o único campo onde a guerra pode ser perdida ou ganha, encontra-se dentro de nós mesmos. É no íntimo de cada um que esta batalha entre o Bem e o Mal deve ser e é travada. Se nossas imperfeições são usadas para nos fazer cair, então é na luta constante contra nós mesmos que esta batalha entre o Bem e o Mal deve ser levada a efeito.

Companheiros, não estamos em tempos de paz. E como outrora já foi feito para superar uma crise de escala mundial, eu vos convoco para novamente nos unirmos em torno do Cristo e da bandeira do Evangelho. “De mãos dadas, companheiros”, unamos os nossos corações e mentes, lutando contra as forças do mal que tentam dominar nosso mundo íntimo, para que possamos, juntos, angariar forças e vencer mais esta batalha!

Um companheiro de luta, membro da FDJ.


Em complemento a esta mensagem, segue orientação recebida em reunião mediúnica realizado no Centro Espírita Luz do Evangelho, em Cuiabá/MT, em 17 de agosto de 2013: retomar a vibração com as três estrofes da Prece das Fraternidades, nos horários das 18, 20 e 22 horas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mutirão de amor

Queridos Irmãos em Cristo.
Que a PAZ do Mestre Jesus esteja com todos.
Temos percebido o quanto esse movimento que envolve o nosso Planeta na direção da Regeneração tem afetado os  dois planos, sabemos o quanto muitos irmãos nossos relutam frente a realidade dos equívocos vivenciados nas suas escolhas e que agora sobra o desespero e o desalento frente as perspectivas futuras, e essa energia de dor, desespero, medo acaba sendo assimilado por muitos gerando desequilíbrios, desconfortos as vezes até descrença.
Irmãos! vivemos momentos derradeiros, o mal está cada dia mais audacioso e nós não podemos viver amedrontados mas sim contrapor com o BEM que acreditamos, precisamos nos posicionar como verdadeiros soldados do Cristo e Ele espera dos seus Servidores e  Discípulos que se movimentem em sua direção dando as mãos e entrelaçando os corações no Bem Maior.
Para isso gostaria de convocar a todos médiuns e passistas das nossas Casas Espíritas para realizarmos um MUTIRÃO DE AMOR no próximo domingo das 8:30 às 11:30hs, na Associação Espírita Paulo de Tarso, colocando-nos a disposição em diversas correntes mediúnicas para que a espiritualidade possa contar conosco no atendimento aos nossos irmãos sofredores. Aos que trabalham com passes apenas farão uma corrente de sustentação para auxiliar as correntes mediúnicas, ao final encerraremos todos juntos.
Sabemos o quanto a espiritualidade tem nos alertado dessa necessidade, acredito que não podemos protelar mais.
Deixei de convidar as grávidas e as mães com bebes pequenos mas podem contribuir vibrando dos seus lares.
Gostaria quem puder imprimir para Zarayr, Dalva, Maria de Lourdes, Neusa.
Dirigentes de EAE e Curso de Médiuns, favor conversarem com seus alunos que preenchem estas condições e reforcem o convite.
Anexo mensagem recebida no sábado para nossa reflexão.
Contamos com todos vocês.
Que Jesus continue a nos amparar e nos conduzir.
Com carinho
Ana Rosa

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O BRASIL É DO BEM



Uma reportagem publicada em revista de grande circulação nacional, chama a atenção pelas primeiras linhas.
Diz assim: O Brasil é do bem. Em dois anos o número de pessoas que dedica parte do tempo livre a trabalhos voluntários mais do que dobrou.
Continua dizendo: Este batalhão de gente disposta a trocar horas de lazer pelo auxílio ao próximo não para de crescer! Estima-se que hoje, dois, em cada dez brasileiros, são voluntários.
Raramente lemos notícias boas assim em nossos jornais e revistas.
Infelizmente essas notícias não vendem tão bem quanto as desgraças e as fofocas. Assim, acabamos ficando sem saber de dados importantes como esse.
Numa primeira leitura parece uma manchete de um jornal do futuro, de um futuro distante, quando nosso país e nosso mundo estivessem melhores.
Porém, descobrimos, com alegria, que isso está acontecendo hoje. As mudanças já estão aí, operando-se nos corações humanos, e fazendo da Terra um lugar melhor para se viver.
Certamente que temos diversos problemas ainda, mas por vezes só falamos deles, só lemos a respeito de desgraças e mais desgraças, e isso vai nos deixando desanimados.
Há necessidade de saber também de tudo que vai bem, tudo que está melhor, tudo que se transforma positivamente.
De nosso interesse pelo bem, pelas boas notícias, nascerá igualmente o interesse das mídias em publicarem e divulgarem tais dados.
Enquanto apenas nos interessarmos em saber dos detalhes mórbidos desse ou daquele crime, desse ou daquele escândalo, é o que iremos ler e reler nas notícias.
A intenção não é a de nos mantermos ignorantes do que acontece, ou da realidade, como alguns poderiam argumentar, mas apenas a de equilibrar um pouco as coisas.
Toda essa enxurrada de notícias horripilantes e tristes tem gerado um efeito colateral nas almas humanas: o de deixá-las amargas, cabisbaixas, depressivas.
Ao mesmo tempo em que acontecem muitas coisas terríveis, muitas maravilhas outras estão aparecendo no mundo.
Noticiamos mortes violentas, assassinatos, mas, por vezes, esquecemos de noticiar as vidas salvas, as vidas que nascem exuberantes, as vidas que se renovam.
Noticiamos roubos, desvios de dinheiro e golpes. Porém, esquecemos de noticiar os gestos de filantropia que se multiplicam pelo mundo, as doações anônimas que promovem o bem-estar humano.
Divulgamos as separações conjugais, o casa-descasa das personalidades famosas, mas deixamos de lado as histórias de amor sincero, as uniões duradouras, o verdadeiro amor de família.
E tudo isso vai nos dando uma ideia falsa de que o bem não existe, e de que o mundo está cada vez pior.
O bem precisa aparecer! O bem precisa fazer alarde e quebrar esse vício humano de cultivar a desgraça.
Que possamos dar um basta ao sensacionalismo tolo, à fábrica de notícias ruins da televisão.
Sejamos os que fazem o bem, e também os que desejam saber do bem, e não apenas do mal que ainda existe como ferida exposta a ser curada.
*   *   *
Notícia de última hora:
O mundo está melhor hoje do que estava ontem.
As pessoas estão mais dispostas ao bem, e por isso propõem-se a se transformar interiormente, dando um basta a essa onda de infelicidade e desentendimento que assusta o mundo.
O mundo está melhor... pois você está melhor.
 Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 8, ed. FEP.
Em 15.8.2013

sábado, 10 de agosto de 2013

O DIA DO PADRASTO

(texto do Momento Espírita impresso do site: momento.com.br)

Todo ano, quando chega agosto, as homenagens se fazem presentes aos pais.
As lojas fazem promoções, os restaurantes apelam para as homenagens ao velho pai, as escolas elaboram trabalhos e encenações para o evento.
Pai é o protetor da candura, da infância, do lar. Pense-se em proteção e a imagem que surge, habitualmente, é a de um homem forte, zelando pela prole.
A questão é atávica, pois sempre se imputou ao homem, pela sua força e coragem, a questão de proteção aos seus filhos.
No entanto, quando se fala de Dia dos Pais, desejamos lembrar de almas valentes que devem se encaixar em famílias já prontas.
Desejamos lembrar da figura heróica do padrasto. Essa criatura que adentra um lar já formado e precisa ter o cuidado e o esmero de consagrado cirurgião.
Ele se casa com uma mulher e o filho mais velho o enfrenta, no primeiro dia:
Se fizer qualquer coisa que magoe minha mãe, mando você para o hospital.
O adolescente lhe diz, sem rebuços:
Se você pensa mandar em mim, só porque casou com minha mãe, pode esquecer. Você não é meu pai.
Esse homem deve conviver em bom relacionamento com sua esposa e mãe daqueles dois garotos.
E ele procura, todos os dias, não esquecer disso, atendendo ao que faz e ao que diz. Ele sabe que pisa em terreno frágil.
Então, um dia, o rapaz telefona para casa e diz que bateu o carro. Ele está há cinquenta quilômetros de distância. É madrugada.
Mas o padrasto, sem pestanejar, o tranquiliza:
Não se preocupe, já estou indo.
Outro dia, o moço se prepara para uma festa e exclama: Preciso de uma gravata para combinar com esta camisa!
O padrasto, sem levantar os olhos do jornal, oferece: Escolha uma das minhas. Veja no meu armário.
O adolescente chega em casa com o boletim ruim e depois da bronca da mãe, escuta o padrasto:
Eu entendo de Física. Posso ajudar, se quiser, estudando com você, para a prova de recuperação.
E assim vai. Dia a dia, passo a passo, aquela figura estranha do padrasto vai conquistando espaço nos corações dos filhos da sua esposa.
O que achou da minha namorada? – Pergunta um.
O que acha de eu ter colocado brinco na orelha? – Indaga o outro.
Com extraordinária habilidade, aquele homem vai dizendo o que pensa e o que seria melhor, já que lhe pedem a opinião.
Não avança o sinal. Conquista o respeito, de forma paulatina e contínua.
Ah, padrastos de coração de ouro e paciência inesgotável. Dão carona para o cinema, vão assistir o jogo da escola, vão torcer pelo time dos garotos.
Então, acontece: o adolescente sai e pergunta a que horas deve retornar para casa.
O rapaz convida para juntos viajarem em férias.
Por fim, um dia, aquele moço arrogante que o enfrentou, ameaçando-o de mandar ao hospital, caso ele magoasse a sua mãe, diz para ela:
Mamãe, ele é um cara super legal. Nunca faça nada que o possa machucar. Precisamos dele.
Esse é o dia da recompensa do padrasto. O dia do reconhecimento por tanta dedicação.
Por ter assumido filhos que não são da sua carne e de seu sangue, como se seus filhos fossem.
Por isso, quando pensamos em homenagear os pais, decidimos homenagear essa figura ímpar do padrasto.
Daquele que ainda se encontra em vias de conquista do afeto dos enteados.
Daquele que já alcançou lugar privilegiado nos corações dos filhos da sua amada.
Daquele que mãe e filhos descobriram que é tão importante, a sua presença tão especial que parece que ele sempre esteve ali.
 Redação do Momento Espírita.
Em 9.8.2013.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FESTA CAIPIRA NO CARMELITANA

A festa caipira da Aliança Espírita Evangélica será dia 10 de agosto, próximo sábado, na sede da Associação dos Advogados de Mato Grosso.
Estamos lhe aguardando!


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA oferece curso em Várzea Grande

O Curso do CVV é para qualificar pessoas que desejem ser voluntários e será oferecido na sede do Grupo Espírita Fraternidade.

Data de Inicio : 15/08 Quinta feira
Horário: 17h às 19h
Local : rua da Fraternidade, 10, Jd. Imperador, próximo à Promotoria de Justiça de Várzea Grande.

Obrigada

Selma Lopes
Instituto Desportivo da Criança
Gerente de Projetos
(065) 3052-5535
(065) 9989-4988

domingo, 4 de agosto de 2013

DICA DE FILME

 
Sinopse:
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
Áudio: Inglês – Legenda: Português