terça-feira, 31 de julho de 2012

Médium dialogador


Departamento de Estudo e Educação da Mediunidade

 | 

Médium dialogador

Um novo curso está com inscrições abertas na Federação Espírita Roraimense: “Médium Dialogador” que ocorrerá no dia 29 de julho no Centro Espírita Paulo de Tarso, das 8h às 16h30. O  médium dialogador tem como tarefa manter o diálogo e a orientação aos espíritos que estabelecerem a comunicação. O curso tem como público-alvo trabalhadores e estudantes das turmas práticas da Mediunidade. Os contatos para mais informações são (95) 8112-0856, Volmar e (95) 8112-9521, Rosí.

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Agenda
  • Data:

    02/11/2012

    Horário:

    00:00

    Tema:

    2ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste

    Local:

    Goiânia (GO)

    Informações:


    2ª Mostra Abrarte Centro-Oeste, promovida pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas, vai ocorrer na cidade de Goiânia (GO), entre os dias 2 e 4 de novembro.

    Para mais informações quanto às inscrições e ao regulamento, clique aqui.

Noite Italiana


Local:

AMAM - Associação Mato-Grossense de Magistrados, rua Hélio Ribeiro, sem nº, Residencial Paiaguás.

Informações:

Será um jantar self-service realizado pelo Juventude Ativa em parceria com o Centro Espírita Cuiabá para arrecadar fundos para a Conjemat - Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso. Toda a renda arrecadada será em prol da confraternização. No cardápio, comidas típicas da culinária italiana.
Para mais informações:
- FEEMT: (65) 3644-2727

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Exposição 70 anos de Paulo e Estêvão, na FEB

Teve início no dia 30 de junho a exposição “70 anos de Paulo e Estêvão”, na Biblioteca de Obras Raras da FEB. A obra de autoria de Emmanuel e psicografia de Chico Xavier narra de forma romanceada a vida de Paulo de Tarso. Recebe seu destaque na exposição de diversas edições em idiomas variados sendo aberta ao público até o mês de setembro.
Curiosidade sobre a obra
Paulo e Estevão foi o 15º livro psicografado por Chico Xavier. Lançado pela Federação Espírita Brasileira em julho de 1942 e impresso nas oficinas gráficas do Reformador, no mesmo ano, a edição apresentava no título o nome Estevam finalizando a grafia com “m”. A partir da 2ª edição, de 1943, substitui-se por Estevão, de acordo com a reforma ortográfica da época.
Edições pertencentes ao Acervo da Biblioteca de Obras Raras e expostas:
  • 1942 – 1ª ed.
  • 1943 – 2ª ed.
  • 1949 – 4ª ed.
  • 1959 – 6ª ed.
  • 1963 – 7ª ed.
  • 1966 – 7ª ed. Esperanto
  • 1968 – 8ª ed.
  • 1977 – 13ª ed.
  • Traduções em Francês e Inglês pelo Conselho Espírita Internacional

Informações: (61) 2101-6170

|

terça-feira, 24 de julho de 2012

Em Arte, no Piauí

Programado para fevereiro de 2013, o 17º Encontro de Mocidades Espíritas do Piauí (EMEPI) será antecedido por uma série de atividades, a exemplo do Em Arte, com shows musicais e teatrais que ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto. O Cine Teatro da Assembleia Legislativa será palco de manifestações artísticas com Alexandre Paredes, Grupo Sintonia Musical, Grupo Faces de Teatro e Sintonia Teatro, entre outros. Informações e ingressos podem ser obtidos na própria Federação Espírita do Piauí, organizadora do evento: www.fepiaui.org.br

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Estímulo fraternal

“Ó meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” – Paulo. (Filipenses, 4:19.)

Não te julgues sozinho na luta purificadora, porque o Senhor suprirá todas as nossas necessidades.
Ergue teus olhos para o Alto e, de quando em quando, contempla a retaguarda.
Se te encontras em posição de servir, ajuda e segue.
Recorda o irmão que se demora sem recursos, no leito da indigência.
Pensa no companheiro que ouve o soluço dos filhinhos, sem possibilidades de enxugar-lhes o pranto.
Detém-te para ver o enfermo que as circunstâncias enxotaram do lar.
Pára um momento, endereçando um olhar de simpatia à criancinha sem teto.
Medita na angústia dos desequilibrados mentais, confundidos no eclipse da razão.
Reflete nos aleijados que se algemam na imobilidade dolorosa.
Pensa nos corações maternos, torturados pela escassez de pão e harmonia no santuário doméstico.
Interrompe, de vez em quando, o passo apressado, a fim de auxiliares o cego que tateia nas sombras.
É possível, então, que a tua própria dor desapareça aos teus olhos.
Se tens braços para ajudar e cabeça habilitada a refletir no bem dos semelhantes, és realmente superior a um rei que possuísse um mundo de moedas preciosas, sem coragem de amparar a ninguém.
Quando conseguires superar as tuas aflições para criares a alegria dos outros, a felicidade alheia te buscará, onde estiveres, a fim de improvisar a tua ventura.
Que a enfermidade e a tristeza nunca te impeçam a jornada.
É preferível que a morte nos surpreenda em serviço, a esperarmos por ela numa poltrona de luxo.
Acende, meu irmão, nova chama de estímulo, no centro da tua alma, e segue além… Sê o anjo da fraternidade para os que te seguem dominados de aflição, ignorância e padecimento.
Quando plantares a alegria de viver nos corações que te cercam, em breve as flores e os frutos de tua sementeira te enriquecerão o caminho.

sábado, 21 de julho de 2012

Livro do Mês

Livro do Mês

Ampliar imagem

Anna Prado: a mulher que falava com os mortos

Samuel Nunes Magalhães


Sinopse

Brasil, década de 1920. Fatos paranormais incomuns agitam Belém do Pará, provocando repercussão em nível nacional e internacional. Uma mulher protagoniza eventos, que vão desde efeitos luminosos à materialização de espíritos. Anna Prado é tema desta obra de caráter histórico, científico e doutrinário, que retrata as lutas, a vida e a mediunidade da grande pioneira dos fenômenos de efeitos físicos no Brasil. Apresentado de forma clara e suave, o livro conjuga fato e emoção, razão e espiritualidade superior, sem comprometer o denso conteúdo abordado, reunido em oito anos de meticulosas pesquisas.
Páginas: 360
Tamanho:
16x23 (cm)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lançado o site do DIJ!

É com muita alegria que apresentamos uma nova ferramenta de divulgação da Doutrina Espírita na FEB, o site do Departamento de Infância e Juventude: http://www.dij.febnet.org.br
Com brincadeiras, informações, mural de recados, notícias, o espaço é destinado a todos os públicos, porém dedicamos uma atenção especial à criança, ao jovem, à família e ao evangelizador.
Conheça, divulgue, participe!

|

Encontro Nacional de Diretores de DIJ na FEB

De 20 a 22 de julho a sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, receberá dirigentes da Área de Infância e Juventude das Entidades Federativas Estaduais que integram o Conselho Federativo Nacional para a VI edição do Encontro Nacional de Diretores de Departamento de Infância e Juventude. À frente da realização, a FEB promoverá estudos sobre o tema “Prossigo para o alvo” (Paulo, Filipenses 3:14) contando com a participação de oradores como Cecília Rocha, Rute Ribeiro, Miriam Dusi, Cirne Araújo, Marco Leite, Roberto Versiani, Sandra Borba e outros. A programação contará, ainda, com apresentação cultural com Oceano Vieira de Melo. Informações: dij@febnet.org.br

O CENTRO ESPÍRITA EDUCANDO CONSCIÊNCIAS

Queridos irmãos e irmãos,

CONVIDAMOS TODOS A  PARTICIPARMOS DA XVI CONEMAT, ( CONFRATERNIZAÇÃO DOS ESPÍRITAS DE MATO  GROSSO),
TEMA: O CENTRO ESPÍRITA EDUCANDO CONSCIÊNCIAS.

NOS DIAS 27,  28 E 29 DE JULHO DE 2012.
COM A PRESENÇA DE SUELY  CALDAS E SANDRA BORBA.
INFORMAÇÕES FONE: 65/ 36442727.

FRATERNAL ABRAÇO,
LUIZA LEONTINA.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Psicografia de Chico Xavier: Efemérides de julho


O mês de julho assinala registros importantes no calendário da obra psicográfica de Francisco Cândido Xavier. No dia 8 de julho de 1927, Chico psicografou pela primeira vez, iniciando uma longa tarefa de intermediário para abrangente projeto de iluminação espiritual. Cinco anos depois, a FEB editava seu primeiro livro: Parnaso de Além Túmulo. Em julho de 1942, a FEB lançou o romance Paulo e Estêvão, de autoria de Emmanuel. A Federação Espírita Brasileira tem promovido seminários sobre o romance histórico citado e acaba de editar uma versão comemorativa dos 70 anos de Paulo e Estêvão, e, em parceria com a FERGS lançou também Paulo e Estêvão para Jovens Leitores. Informações sobre as efemérides citadas estão disponíveis em Suplemento Especial da revistaReformador, edição de julho de 2012:
Clique na imagem para acessaro suplemento do reformador Julho 2012

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Versátil lança caixa de dvds com psicofonias de Chico Xavier


Em homenagem aos 10 anos da desencarnação de Francisco Cândido Xavier, o maior médium de todos os tempos, a Versátil Vídeo Spirite promove, em agosto, um lançamento inédito em todo o mundo. Pela primeira vez, as pessoas poderão ouvir mensagens psicofônicas recebidas pelo médium espírita Chico Xavier entre 1954 e 1956 no Grupo Espírita Meimei em Pedro Leopoldo (MG), e que posteriormente foram transcritas nos livros Instruções Psicofônicas eVozes do Grande Além, ambos editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Esse material histórico está reunido em Instruções Psicofônicas & Vozes do Grande Além, caixa em embalagem especial com 3 DVDs que traz, além das gravações, mais de uma de hora de vídeos e áudios extras. O lançamento estará disponível, a partir de 06 de agosto, na FNAC, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Livraria da Travessa, 2001 Vídeo, DVD World, Livrarias Curitiba, entre outras lojas, livrarias e sites de venda de todo o País, além de distribuidoras e livrarias espíritas.
Ao todo, são 37 mensagens psicofônicas em pouco mais de 7 horas de gravação. Entre os espíritos comunicantes, destacam-se Emmanuel, André Luiz, Batuíra, Meimei, Cairbar Schutel, Teresa d’Ávila, Guillon Ribeiro, Leopoldo Cirne, Augusto dos Anjos, Antero de Quental e Amaral Ornellas.
O material foi cuidadosamente organizado ao longo de mais de quatro anos pelo pesquisador e documentarista espírita Oceano Vieira de Melo, diretor de O Grande Médium Espírita (2007), Divaldo Franco – Humanista e Médium Espírita (2008), Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium (2007) e A Grande Síntese de Pietro Ubaldi (2010). As gravações são comentadas por Arnaldo Rocha, amigo de Chico que participou dessas memoráveis reuniões mediúnicas e as transcreveu na época.
INFORMAÇÕES
Título: Instruções Psicofônicas & Vozes do Grande Além
Título original: Idem
País de produção: Brasil
Ano de produção: 2012
Gênero: Documentário
Direção: Oceano Vieira de Melo
Idioma: Português
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 546 min.
Região: 4
Colorido & Preto e Branco
Faixa etária: Livre
Vídeos e áudios extras: Arnaldo Rocha fala sobre Emmanuel, Uma palavra do pesquisador Oceano Vieira de Melo, O reencontro de Arnaldo Rocha e André Luiz Xavier, A descoberta das fitas, Bastidores da gravação, Um reencontro histórico no Meimei, Depoimento de Arnaldo Rocha, Sarau na livraria espírita, Mensagem inédita de José Xavier sobre 1956 (áudio), Em 1954, a admiração da médium com o gravador (áudio), “Repara a Natureza”, mensagem inédita de Emmanuel gravada por Clóvis Tavares (áudio), “Trabalhemos Amando”, mensagem lida e gravada por Clóvis Tavares em 1955 (áudio).
Site da Versátil Vídeo Spirite:
Imagens para download: www.dvdversatil.com.br/press-release
Assessoria de Imprensa: Fernando Brito – Versátil Home Video
Tel.: (11) 3670-1954
Fax: (11) 3670-1957

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eventos do CEI em Cuba


No dia 30 de junho teve início um trabalho de difusão do Espiritismo em Cuba, promovido pelo Conselho Espírita Internacional. Uma série de palestras e seminários para sensibilizar emotivar a população para o 7º Congresso Espírita Mundial (www.7cem.org) que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março de 2013. O trabalho iniciou-se na Capital Havana, com a presença de mais de 150 pessoas, na Sociedad Amor y Caridad Universal, que utilizou o espaço de uma Loja Maçônica. Os temas abordados foram: Educação do Espírito, pela vice-presidente da FEB Marta Antunes de Moura; e Reuniões Mediúnicas, pelo diretor da FEB Roberto Versiani; e Movimento Espírita, por Manuel de La Cruz, Assessor de CEI em Cuba e um dos Organizadores do Congresso.
Em um segundo encontro, no dia 1º de julho, na cidade de Holguin, com a presença de mais de 70 pessoas, na Sociedad Espírita Alan Kardec, foram abordados os temas: União Fraternal (Roberto Versiani); Movimento Espírita Cubano (Manuel de La Cruz), Movimento Espírita e Unidade Doutrinária (Marta Antunes de Moura). Após o almoço foi realizado um encontro com mais de 40 dirigentes espíritas da região, onde foi possível esclarecer-se várias dúvidas sobre o trabalho do CEI, sobre os materiais doutrinário e administrativo que o CEI tem disponível em espanhol para utilização pelos espíritas de Cuba, bem como se falou da importância da participação dos cubanos no Congresso. Em seguida houve visita a grupos da região oriental de Cuba, região da Sierra Maestra.
Informações: intercei@intercei.com www.7cem.org

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita


No dia 22 de julho Richard Simonetti, Cesar Reis, Ana Rosa e Gabriel Salum estarão como expositores no Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita que ocorrerá no Rio de Janeiro com promoção do Conselho Espírita do Estado. No encontro serão debatidos temas como “Sustentabilidade do Movimento Espírita”, “Relações Homoafetivas”, “Comunicação Social Espírita”, entre outros. O evento terá início às 9h, estendendo-se até 16h30. Informações e inscrições no site www.ceerj.org.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Com amor


“E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vinculo da perfeição.” - Paulo. (COLOSSENSES, 3:14.)
Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo.
Nenhum dispensará as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades.
O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos.
O trabalho constituir-se-á de lutas, de sofrimentos, de sacrifícios, de suor, de testemunhos.
Toda a preparação é necessária, no capitulo da resistência; entretanto, sobre tudo isto é indispensável revestir-se nossa alma de caridade, que é amor sublime.
A nobreza de caráter, a confiança, a benevolência, a fé, a ciência, a penetração, os dons e as possibilidades são fios preciosos, mas o amor é o tear divino que os entrelaçará, tecendo a túnica da perfeição espiritual.
A disciplina e a educação, a escola e a cultura, o esforço e a obra, são flores e frutos na árvore da vida, todavia, o amor é a raiz eterna.
Mas, como amaremos no serviço diário?
Renovemo-nos no espírito do Senhor e compreendamos os nossos semelhantes.
Auxiliemos em silêncio, entendendo a situação de cada um, temperando a bondade com a energia, e a fraternidade com a justiça.
Ouçamos a sugestão do amor, a cada passo, na senda evolutiva.
Quem ama, compreende; e quem compreende, trabalha pelo mundo melhor.

terça-feira, 10 de julho de 2012

70 anos do Romance Histórico – Por quê Paulo e Estêvão?


À guisa de apresentação, em “Breve Notícia”, assinada por Emmanuel no dia 8 de julho de 1941, há o esclarecimento das razões da obra Paulo e Estêvão, lançada pela FEB no mesmo mês, em 1942:
“[...] nos propomos, transferindo ao papel humano, com os recursos possíveis, alguma coisa das tradições do plano espiritual acerca do dos trabalhos confiados ao grande amigo dos gentios. [...] Nosso melhor e mais sincero desejo é recordar as lutas acerbas e os ásperos testemunhos de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante. [...] Sem Estêvão, não teríamos Paulo de Tarso. O grande mártir do Cristianismo nascente alcançou influência muito mais vasta na experiência paulina, do que poderíamos imaginar tão só pelos textos conhecidos nos estudos terrestres. [...] Oferecendo, pois este humilde trabalho aos nossos irmãos da Terra, formulamos votos para que o exemplo do grande convertido se faça mais claro em nossos corações…”
A Federação Espírita Brasileira tem assinalado os 70 anos da obra de Emmanuel, pelo médium Francisco Cândido Xavier, com a realização do seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão“, o lançamento da edição comemorativa da obra, artigos e Suplemento Especial em Reformador.
Informações: diretoria@febnet.org.br;
 | 

ESTUDO REFLEXIVO-SISTÊMICO


Iniciou-se no dia 13/03 o Estudo Reflexivo-Sistêmico das Obras Kardequianas e do Evangelho de Jesus. O estudo é realizado toda a terça-feira, com exceção da 1ª terça-feira de cada mês, das 20h30 às 22h na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, tendo como facilitador Alírio de Cerqueira Filho.

E pode também ser acompanhado ao vivo pelo site: www.espiritizar.org.

“Espíritas Amai-vos e Instruí-vos”.

16ª CONEMAT


Já estão abertas as inscrições para a CONEMAT (Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso), esta é a 16ª edição do encontro e acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho na cidade de Barra do Garças. 
O valor das inscrições aumenta gradativamente:

Até dia 31/04 - R$ 50,00;
Até dia 30/06 - R$ 60,00.

Então, quanto antes você fizer a sua, mais fácil será...
Para mais informações, entre em contato com a FEEMT, pelo telefone (65)3644- 2727.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Reformar é melhorar

por Maria Ivone Neto Mourão 

Reformar é um processo que envolve muitos detalhes. Cada item é importante porque completa o conjunto. Limpeza, transformação, renovação. Uma nova roupagem que muda o cenário. Reformar é melhorar o ambiente. Em todas as ações há uma ligação do externo e interno. A reforma é muito significativa e faz os links desse diálogo de modo especial.


Já ouvi muito que reformar dá trabalho. Sim, é trabalhoso. Somos acostumados a ficar presos na zona de conforto, a não alterar nada, a deixar tudo como está. Reformar é mudar e ainda temos muita resistência a tudo que representa mudança. A opção pelo caminho fácil pode até ser mais tentadora, mas, quando a chama da mudança floresce, descobrimos que a trilha difícil pode ser surpreendente e expansiva.
Reformar uma casa tem muita sintonia com reformar nosso ambiente interno. A limpeza, por exemplo, é uma etapa que nos convida ao desapego. Vamos encontrando objetos que há tempos não tem participado do nosso cotidiano e que estão ali com energia parada. Podemos até descobrir objetos que podem também ser reformados e ganhar uma nova roupagem. E percebemos que reciclar pode ser simples e criativo. Isso se entrelaça com os relacionamentos e nos faz questionar sobre a sustentabilidade das relações. O que precisamos rever e esclarecer? Onde necessitamos melhorar?
É impressionante o quanto nos sentimos leves depois de selecionar o que pode ser jogado fora ou doado caso tenha alguma utilidade. Parece que o ambiente ganha uma atmosfera de leveza que abre espaço para o novo. A mesma sensação se aplica quando temos a coragem de encarar nossos sentimentos, nos libertar de mágoas, perdoar a si e aos outros, expressar nossas emoções e ampliar nossa consciência sobre a interligação do nosso corpo físico, emocional e espiritual.
A limpeza abre a porta da transformação. E cada ação se transforma em um passo que avança para a renovação. E como é espetacular renovar. Reformar é renovar. As mudanças ganham cores, formas, objetos e detalhes que se completam no cenário. E cada ambiente concluído traz uma satisfação imensa. Reformar é um verbo que desperta muita ação. E ação que se transforma em realização com sabor de vitória.
Ao finalizar o ciclo da reforma, observamos que nasceu uma nova percepção reformulada e com uma energia melhor para seguir adiante vencendo os desafios da jornada. Na caminhada da vida tem muitas estações de reformas para exercitarmos nossa capacidade de renascer.
Reformar é uma oportunidade para aprender e melhorar.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Relações Humanas No Centro Espírita


por Xerxes Pessoa de Luna 

Na dinâmica de funcionamento de uma Instituição Espírita, um dos elementos fundamentais a ser considerado é, indubitavelmente, o relacionamento humano interpessoal de seus integrantes, pois sendo a Casa Espírita um ambiente de paz, fraternidade, concórdia e amor, está a exigir de todos nós uma postura comportamental compatível com estes requisitos, a fim de que suas finalidades junto à criatura humana não venham a ser comprometidas por qualquer tipo de desarmonia.

A ausência de testemunho, neste sentido, poderá abalar a unidade da Instituição, além de enfraquecer a ação transformadora espírita desenvolvida pela Casa; daí devermos envidar todos os esforços no sentido de que nossa convivência com os companheiros de jornada se faça sempre de forma saudável, pois é inconcebível que, por questões de ordem pessoal, muitas vezes motivadas pelo orgulho e a vaidade, comprometamos os bons serviços prestados pela Casa junto a nossos irmãos encarnados e desencarnados.
Sabemos que todos os trabalhadores de um Centro Espírita são criaturas animadas do desejo comum de bem servir à causa do Cristo à luz dos preceitos espíritas, entretanto, também é sabido que cada um traz consigo suas realidades e experiências individuais e isto, por vezes, constitui motivo de discordância no grupo de trabalho.

Todavia, na qualidade de espíritas, deveremos estar atentos para o fato de sermos cada um de nós seres em diferentes faixas evolutivas e que estas diferenças são situações naturais que não devem servir de pretexto para nos separar e sim para nos unir em nossos propósitos de crescimento individual e coletivo, na medida em que nos auxiliamos uns aos outros.
Neste sentido, o exercício da paciência, da humildade, do respeito aos sentimentos alheios, do controle emocional, da cortesia, da disciplina e de tantos outros valores nobres da alma humana se faz imperativo.

É muito natural que num grupo de trabalho as pessoas discordem, contudo, essas discordâncias devem contribuir para o crescimento do grupo e não para seu esfacelamento. Se assim agirmos aboliremos de uma vez por todas, nessas ocasiões, as figuras dos vencidos, dos vencedores e dos melindres, pois que prevalecerá o bom senso, a unidade da Casa e a coerência doutrinária.
Nos momentos em que os conflitos se fizeram inevitáveis, mantenhamos a serenidade, a ética e o respeito humano, buscando sempre, no diálogo, o entendimento, a concórdia e, acima de tudo, mantenhamo-nos fiéis à causa e à Casa que nos acolhe, preservando-as sempre de quaisquer danos.

Atentemos para o conselho do apóstolo Paulo (Efésios, 4:1-3):
"Exorto-vos a que leveis uma vida digna da vocação a que fostes chamados, com toda humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros na caridade. Esforçai-vos por preservar a unidade do Espírito no vínculo da Paz."

Urge que nós, espíritas, paremos e reflitamos acerca da forma de nos relacionarmos uns com os outros em nossas Instituições. Não nos esqueçamos de que a reforma cristã do homem é a grande meta espírita. Fazê-lo feliz, justo, fraterno, amoroso e bom consigo mesmo e com seu semelhante é o objetivo de toda Casa Espírita; daí devermos envidar todos os esforços no sentido de que em nossas searas de trabalho o clima de convivência humana esteja sempre em consonância com tão nobres propósitos doutrinários a fim de que Nosso Senhor Jesus Cristo, ao chegar, encontre a obra pronta.

Fonte: revista Reformador, da FEB, de março de 1997

terça-feira, 3 de julho de 2012

Transmissão ao vivo da Videoaula - Projeto Espiritizar


Agora, todos os eventos poderam ser acessados online através de nossa TV virtual.Asista online, as 2ª, 3ª e 4ª terça-feiras de cada mês, de qualquer lugar do mundo os novos cursos do Projeto Espiritizar da Feemt.

O objetivo é a formação, a qualificação e a consequente espiritização dos trabalhadores dos Centros Espíritas através de um aprofundamento no estudo das obras básicas do Espiritimos e as obras complementares.

Os cursos ocorrem todas as 2ª, 3ª e 4ª terça-feiras de cada mês das 20h30 às 22h (horário de Cuiabá) na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, com exceção da 1ª terça-feira de cada mês, tendo como facilitador Alírio de Cerqueira Filho.
HORÁRIOS:
Horário de Cuiabá: 20h30 às 22h
Horários de Brasília: 21h30 às 23h
Para realizar perguntas duante a transmissão, mande-as para o email: aovivo@espiritizar.org

segunda-feira, 2 de julho de 2012

FÉ INOPERANTE



A fé inoperante é problema credor da melhor atenção, em todos os tempos, a fim de que os discípulos do  Evangelho compreendam, com clareza, que o ideal mais nobre, sem trabalho que o materialize, a benefício de todos, será sempre uma soberba paisagem improdutiva.
Que diremos de um motor precioso do qual ninguém se utiliza? de uma fonte que não se movimente para fertilizar o campo? de uma luz que não se irradie?
Confiaremos com segurança em determinada semente, todavia, se não a plantamos, em que redundará nossa expectativa, senão em simples inutilidade? Sustentaremos absoluta esperança nas obras que a tora de madeira nos fornecerá, mas se não nos dispomos a usar o serrote e a plaina, certo a matéria-prima repousará, indefinidamente, a caminho da desintegração.
A crença religiosa é o meio.
O apostolado é o fim.
A celeste confiança ilumina a inteligência para que a ação benéfica se estenda, improvisando, por toda parte, bênçãos de paz e alegria, engrandecimento e sublimação.
Quem puder receber uma gota de revelação espiritual, no imo do ser, demonstrando o amadurecimento preciso para a vida superior, procure, de imediato, o posto de serviço que lhe compete, em favor do progresso comum.
A fé, na essência, é aquele embrião de mostarda do ensinamento de Jesus que, em pleno crescimento, através da elevação pelo trabalho incessante, se converte no Reino Divino, onde a alma do crente passa a viver.
Guardar, pois, o êxtase religioso no coração! sem qualquer atividade nas obras de desenvolvimento da sabedoria e do amor, consubstanciados no serviço da caridade e da educação, será conservar na terra viva do sentimento um ídolo morto, sepultado entre as flores inúteis das promessas brilhantes.