quinta-feira, 31 de maio de 2012

Congresso

5º Congresso Espírita de Sergipe 

A Federação Espírita do Estado de Sergipe realiza de 21 a 23 de setembro, no Teatro Atheneu de Aracaju (SE), o 5º Congresso Espírita do Estado. Adotando como tema “Justiça social, uma questão de amor ao próximo” contará com a presença de nomes como Alberto Almeida, Suely Caldas Schubert, Frederico Menezes, Sandra Maria Borba, Júlio César Freitas e Góes Idair Montelli Reis que realizarão diversas palestras. Informações: www.fees.org.br, fees@infonet.com.br
  
-------------------------------------------------------------------------------
 
29º Congresso Espírita do Estado de Goiás
 
Já estão abertas as inscrições para o 29º Congresso Espírita do Estado de Goiás que ocorrerá em 2013. O evento destina-se aos públicos adulto, jovem e infantil e conta com o apoio da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO). Mais informações podem ser conferidas e acompanhadas no site www.feego.org.br ou no e-mail congresso@feego.org.br

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Evangelização de bebês na FEEGO

A Federação Espírita do Estado de Goiás implantou uma experiência inédita em sua sede, em Goiânia: a evangelização de bebês. Aos domingos à tarde, simultâneamente à reunião pública, mantém atividade de evangelização para crianças de 0 a 2 anos de idade. Inclusive, já foi editado um livro que mostra a proposta e a fundamentação da inovadora ação: Evangelizando bebês. Para evangelizadores, pais e dirigentes, de autoria de Cíntia Vieira da Silva Soares, Ed.FEEGO, 2011. Informações: secretaria@feego.org.br

terça-feira, 29 de maio de 2012

Melhorar

Médium: Chico Xavier Autor: André Luiz Comentários: 2
Tela de Leitura
Melhorar Melhore sempre as suas condições pessoais, pelo trabalho e pelo estudo, a fim de que você possa melhorar a vida, em derredor de você.
— o —
Obrigação cumprida será sempre o nosso mais valioso seguro de proteção.
— o —
Amplie quanto puder, a sua exportação de gentileza.
— o —
Fazer "algo mais que o próprio dever", em benefício dos outros, é criar um gerador de simpatia, em nosso auxílio.
— o —
Esqueçamos o que não serve para o bem, a fim de que se realize o melhor.
— o —
Reclamar é ferir-se.
— o —
Se você deseja vencer, aprenda a sorrir, além do cansaço.
— o —
O grupo familiar recorda a terra que produz para nós, segundo a nossa própria plantação.
— o —
Esperança vitoriosa é aquela que não deixa de trabalhar.
— o —
Guarde as suas impressões infelizes para não prejudicar o caminho dos outros.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Chico Xavier

Primeira infânciaChico Xavier

Nascido no seio de uma família humilde, era filho de João Cândido Xavier, um modesto vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, uma dona de casa católica e piedosa.

Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre Ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver e ouvir os espíritos e conversava com eles.
Os abusos da madrinha

A mãe faleceu quando Francisco tinha apenas cinco anos de idade. Incapaz de criá-los, o pai distribuiu os nove filhos entre a parentela. Nos dois anos seguintes, Francisco foi criado pela madrinha e antiga amiga de sua mãe, Rita de Cássia, que logo se mostrou uma pessoa cruel, vestindo-o de menina e batendo-lhe diariamente, inicialmente por qualquer pretexto e, mais tarde, sob a alegação de que o "menino tinha o diabo no corpo". Não se contentando em açoitá-lo com uma vara de marmelo, Rita passou a cravar-lhe garfos de cozinha no ventre, não permitindo que ele os retirasse, o que ocasionou terríveis sofrimentos ao menino. Os únicos momentos de paz que tinha consistiam nos diálogos com o espírito de sua mãe, com quem comunicava desde os cinco anos de idade o menino viu-o após uma prece, junto à sombra de uma bananeira no quintal da casa. Nesses contatos, o espírito da mãe recomendava "paciência, resignação e fé em Jesus" ao filho.

A madrinha ainda criava outro filho adotivo, Moacir, que sofria de uma ferida incurável na perna. Rita decidiu seguir a simpatia de uma benzedeira, que consistia em fazer uma criança lamber a ferida durante três sextas-feiras em jejum, sendo a tarefa atribuída ao pequeno Francisco. Revoltado com a imposição, Francisco conversou novamente com o espírito da mãe, que lhe aconselhou a "lamber com paciência". O espírito explicou-lhe que a simpatia "não é remédio, mas poderia aplacar a ira da madrinha", esta sim passível de colocar em risco a sua vida. Os espíritos se encarregariam da cura da ferida. De fato, curada a perna de Moacir, Rita de Cássia melhorou o tratamento dado a Francisco.
A madrasta

O seu pai casou-se novamente, e a nova madrasta, Cidália Batista, exigiu a reunião dos nove filhos. Francisco tinha então sete anos de idade. O casal teve ainda mais seis filhos. Por insistência da madrasta, o menino foi matriculado na escola pública. Nesse período, o espírito de Maria João parou de manifestar-se. O jovem Francisco, para ajudar nas despesas da casa, começou a trabalhar vendendo os legumes da horta da casa.

Na escola, como na igreja, as faculdades paranormais de Francisco continuaram a causar-lhe problemas. Durante uma aula do 4º ano primário, afirmou ter visto um homem que lhe ditou as composições escolares, mas ninguém lhe deu crédito e a própria professora não se importou. Uma redação sua ganhou menção honrosa num concurso estadual de composições escolares comemorativas do centenário da Independência do Brasil, em 1922. Enfrentou o ceticismo dos colegas, que o acusaram de plágio, acusação essa que sofreu durante toda a vida. Desafiado a provar os seus dons, Francisco submeteu-se ao desafio de improvisar uma redação (com o auxílio de um espírito) sobre um grão de areia, tema escolhido ao acaso, o que realizou com êxito.

A madrasta Cidália pediu a Francisco que se aconselhasse com o espírito da falecida mãe dele sobre como evitar que uma vizinha continuasse a furtar hortaliças e esta lhe disse para torná-la responsável pelo cuidado da horta, conselho que, posto em prática, levou ao fim dos furtos.

Assustado com a mediunidade do jovem, o seu pai cogitou em interná-lo. O padre Scarzelli examinou-o e concluiu que seria um erro a internação, tratando-se apenas de "fantasias de menino". Scarzelli simplesmente aconselhou a família a restringir-lhe as leituras (tidas como motivo para as fantasias) e a colocá-lo no trabalho. Francisco, então, ingressou como operário em uma fábrica de tecidos, onde foi submetido à rigorosa disciplina do trabalho fabril, que lhe deixou seqüelas para o resto da vida.

No ano de 1924 terminou o antigo curso primário e não mais voltou a estudar. Mudou de trabalho, empregando-se como caixeiro de venda, ainda em horários extensos. Apesar de católico devoto e das incontáveis penitências e contrições prescritas pelo padre confessor, não parou de ter visões e nem de conversar com espíritos.
O contato com a Doutrina Espírita

Em 1927, então com dezessete anos de idade, Francisco perdeu a madrasta Cidália, e se viu diante da insanidade de uma irmã, que descobriu ser causada por um processo de obsessão espiritual. Por orientação de um amigo, Francisco iniciou-se no estudo do espiritismo. No mês de maio desse mesmo ano recebeu nova mensagem de sua mãe, na qual lhe era recomendado o estudo das obras de Allan Kardec e o cumprimento de seus deveres. Em junho, ajudou a fundar o Centro Espírita Luiz Gonzaga, em um simples barracão de madeira de propriedade de um seu irmão. Em julho, por orientação dos espíritos seus mentores, iniciou-se na prática da psicografia, escrevendo 17 páginas. Nos quatro anos subseqüentes aperfeiçoou essa capacidade embora, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, ela somente tenha ganho maior clareza em finais de 1931. Desse modo, pela sua mediunidade começaram a manifestar-se diversos poetas falecidos, somente identificados a partir de 1931. Em 1928 começou a publicar as suas primeiras mensagens psicografadas nos periódicos O Jornal, do Rio de Janeiro, e Almanaque de Notícias, de Portugal.
As primeiras obras

Em 1931, em Pedro Leopoldo, iniciou a psicografia da obra "Parnaso de Além-Túmulo". Esse ano, que marca a "maioridade" do médium, é o ano do encontro com seu mentor espiritual Emmanuel, "...à sombra de uma árvore, na beira de uma represa..." (SOUTO MAIOR, 1995:31). O mentor informa-o sobre a sua missão de psicografar uma série de trinta livros, e explica-lhe que para isso são lhe exigidas três condições: "disciplina, disciplina e disciplina". Severo e exigente o mentor instruiu-o a manter-se fiel a Jesus e a Kardec, mesmo na eventualidade de conflito com a sua orientação.

Em 1932 foi publicado o "Parnaso de Além-Túmulo" pela Federação Espírita Brasileira (FEB). A obra, coletânea de poesias ditadas por espíritos de poetas brasileiros e portugueses, obteve grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública brasileira, e causou espécie entre os literatos brasileiros, cujas opiniões se dividiram entre o reconhecimento e a acusação de pastiche. O impacto era aumentado ao se saber que a obra tinha sido escrita por um "modesto caixeirinho" de armazém do interior de Minas Gerais, que mal completara o primário. O espírito de sua mãe aconselhou-o a não responder aos críticos.

Os direitos autorais das suas obras são concedidos à FEB. Neste período inicia a sua relação com Manuel Quintão e Wantuil de Freitas. Ainda neste período descobriu ser portador de uma catarata ocular, problema que o acompanhou o resto da vida. Os espíritos seus mentores, Emmanuel e Bezerra de Menezes, orientam-no para tratar-se com os recursos da medicina humana e não contar com quaisquer privilégios dos espíritos. Continua com o seu emprego de caixeiro e a exercer as suas funções no Centro Espírita Luís Gonzaga, atendendo aos necessitados com receitas, conselhos e psicografando as obras do Além. Paralelamente, inicia uma longa série de recusas de presentes e distinções, que também perdurará por toda a vida, como por exemplo, a de Fred Figner, que lhe legou vultosa soma em testamento, repassada pelo médium à FEB. Com a notoriedade, prosseguem os ataques de adversários que tentam desmoralizá-lo, e de inimigos espirituais, que buscam atingi-lo com fluidos negativos e tentações.
O processo da viúva de Humberto de Campos

No decorrer da década de 1930, destacaram-se ainda a publicação dos romances atribuídos a Emmanuel e da obra "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", atribuída ao espírito de Humberto de Campos, onde a história do Brasil é interpretada de forma mítica e teológica. Esta última obra trouxe como consequência uma ação judicial movida pela viúva do escritor, que pleiteou por essa via direitos autorais pelas obras psicografadas, caso se confirmasse a autoria do famoso escritor maranhense. A defesa do médium foi suportada pela FEB, e resultou, posteriormente, no clássico "A Psicografia Perante os Tribunais", do advogado Miguel Timponi. Em sua sentença, o juiz decidiu que os direitos autorais referiam-se à obra reconhecida em vida do autor, não havendo condição do tribunal se pronunciar sobre a existência ou não da mediunidade. Ainda assim, para evitar possíveis futuras polêmicas, o nome do escritor falecido foi substituído pelo pseudônimo "Irmão X".

Neste período, Francisco ingressou no serviço público federal, como Auxiliar de Serviço no Ministério da Agricultura. Como curiosidade, refere-se que, em toda a sua carreira como funcionário público, não existe registro de qualquer falta ao serviço.
Nosso Lar

Em 1943 vem a público uma das obras mais populares da literatura espírita no país, o romance "Nosso Lar", o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium. Este é o primeiro de uma série de livros cuja autoria é atribuída ao espírito André Luiz.

Neste período, a celebridade de Chico Xavier é crescente, e cada vez mais pessoas o procuram em busca de curas e mensagens, transformando a pequena cidade de Pedro Leopoldo, em um centro informal de peregrinação. Tendo morrido na miséria o seu antigo patrão, José Felizardo, o médium empenha-se em arranjar-lhe um sepultamento digno, pedindo doações de casa em casa para esse fim. De acordo com o seu biógrafo Ubiratan Machado, "...até mesmo um mendigo cego doou-lhe toda a féria do dia". (MACHADO, 1996:53).
O caso Amauri Pena


Em 1958 o médium viu-se no centro de uma nova polêmica, desta vez por conta das denúncias de um sobrinho, Amauri Pena, filho da irmã curada de obsessão. O sobrinho, ele mesmo médium psicógrafo, anunciou-se pela imprensa como falso médium, um imitador muito capaz, acusação que estendeu ao tio. Chico Xavier defendeu-se, negando ter qualquer proximidade com o sobrinho. Já com antecedentes de alcoolismo e com sérios remorsos pelos danos causados à reputação do tio, Amauri foi internado num sanatório psiquiátrico em São Paulo, onde veio a falecer.
A parceria com Waldo Vieira

No mesmo período, Chico Xavier conheceu o jovem médico e médium Waldo Vieira, em parceria com quem psicografou diversas obras em comum, até à ruptura de ambos, alguns anos depois.

Em 1959 estabeleceu residência em Uberaba, onde viveu até ao fim de seus dias. Continuou a psicografar inúmeras obras, passando a abordar os temas que marcam a década de 1960, como o sexo, as drogas, a questão da juventude, a tecnologia, as viagens espaciais e outros. Uberaba, por sua vez, tornou-se centro de peregrinação informal, com caravanas a chegar diariamente, de pessoas com esperança de um contato com parentes falecidos. Neste período popularizam-se os livros de "mensagens": cartas ditadas a familiares por espíritos de pessoas comuns. Prosseguem também as campanhas de distribuição de alimentos e roupas para os pobres da cidade.

Em 22 de maio de 1965 Chico Xavier e Waldo Vieira viajaram para Washington, Estados Unidos, a fim de divulgar o espiritismo no exterior. Com a ajuda de Salim Salomão Haddad, presidente do centro Christian Spirit Center, e sua esposa Phillis, estudaram inglês e lançaram o livro "Ideal Espírita", com o nome de "The World of The Spirits".
As entrevistas no programa televisivo Pinga-Fogo


No alvorecer da década de 1970, Chico participou de programas de televisão que alcançaram picos de audiência. Nessa década, além da catarata e dos problemas de pulmões, passou a sofrer de angina. Passou ainda a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação.
As décadas de 1980 e 1990

Em 1981 foi proposto para o Prêmio Nobel da Paz, que não ganhou. Neste período a sua fama ampliou-se no exterior, com diversas de suas obras sido vertidas em diversas línguas, assim como ganhou adaptações para telenovelas.

Ao final da década de 1990 o médium contava com mais de 400 títulos de livros psicografados. Nesse período estimava-se em aproximadamente 50 milhões os livros espíritas circulando no Brasil, dos quais 15 milhões eram atribuídos a Chico Xavier e 12 milhões a Kardec (SANTOS, 1997:89).

No ano de 1994 o tablóide estadunidense National Examiner publicou uma matéria em que, no título, declarava que "Fantasmas escritores fazem romancista milionário". A matéria foi alardeada no Brasil com destaque pela hoje extinta revista Manchete, com o título de "Secretário dos Fantasmas", onde se declarava que, segundo informava a "National Examiner", o médium brasileiro ficou milionário, havendo ganho 20 milhões de dólares como "secretário de fantasmas". A revista Manchete continuava: "Segundo o jornal, ele é o primeiro a admitir que os 380 livros que lançou são de 'ghost-writers', mas 'ghosts' mesmo, em sentido literal", concluindo "Chico simplesmente transcreve as obras psicografadas de mais de 500 escritores e poetas mortos e enterrados."

O médium não respondeu, mas a FEB, por seu então Presidente Juvanir Borges de Souza, editora de boa parte das obras de Chico Xavier, enviou uma carta à revista em que informava utilizar os direitos autorais e remuneração pelas obras de Francisco Cândido Xavier, para uso da caridade, o mesmo se passando com outras editoras, ressaltando que "os direitos autorais são cedidos gratuitamente, visando tornar o livro espírita bastante acessível e contribuir, destarte, para a difusão da Doutrina Espírita."

O mesmo Presidente da FEB, em 4 de outubro daquele ano, por ocasião do I Congresso Espirita Mundial, apresentou uma "moção de reconhecimento e de agradecimento ao médium Francisco Cândido Xavier", aprovada pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, em proposta apresentada pelo Presidente da Federação Espírita do Estado de Sergipe. No documento, as entidades representativas do Espiritismo no Brasil devotavam a sua gratidão e respeito ao médium "pelos intensos trabalhos por ele desenvolvidos e pela vida de exemplo, voltados ao estudo, à difusão e à prática do Espiritismo, à orientação, ao atendimento e à assistência espiritual e material aos seus semelhantes".

Falecimento

O médium faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardio respiratória. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O país festejava a conquista da Copa do Mundo FIFA de 2002 no dia de seu falecimento.

Antes de sua morte, ele havia deixado uma espécie de código com pessoas de sua confiança para que pudessem ratificar a sua presença quando houvesse um contato. Já nos aproximamos do décimo ano de sua morte e nenhum contato confirmando o código foi feito até ao momento.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier


Fonte: Wikipedia

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Divaldo Franco na Europa

Divaldo Pereira Franco encontra-se na Europa, desde o início do mês de maio. O roteiro inclui palestras, seminários e lançamentos de livros em 26 cidades de 14 países durante 42 dias. Nesta semana está programada visita a Suíça e no início da próxima semana a Milão e Berlim.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quero Viver, você me ajuda?



A 5ª edição da Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, promovida pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, e confirmada para o dia 26 de junho, ecoará na Esplanada dos Ministérios o tema “Quero Viver, você me ajuda?”. A Marcha contará com um alerta ao Anteprojeto de Lei que propõe a legalização do aborto. A Federação Espírita Brasileira, a Arquidiocese de Brasília, a Estação da Luz, entre outras instituições, apoiaram o Movimento. Participe!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ciência e Espiritualidade

A Associação Médico-Espírita da Paraíba, em parceria com a Associação Médico-Espírita Campinense, promove o 7º Encontro das Associações Médico-Espíritas Norte-Nordeste. De 7 e 9 de junho será abordado o tema "Saúde, Ciência e Espiritualidade" e contará com a participação de especialistas como Marlene Nobre (SP), Roberto Lúcio (MG), Alberto Almeida (PA) e Ricardo Santos (AL). 
O 7º Encontro ocorre em paralelo à 2ª Jornada Médico-Espírita Paraibana e ao 1º Encontro Acadêmico em Saúde e Espiritualidade. O evento será realizado no auditório Lins de Vasconcellos da Federação Espírita da Paraíba em João Pessoa. Informações: www.amebrasil.org.br
 
Compartilhe a notícia em sua rede social.

Eventos da FEEMT

Agenda

    Data: 02/06/2012
    Horário: 08:00
    Tema: II Encontro de Coordenadores de FEEMTS Regionais.
    Local:  Cuiabá
    Informações:  II Encontro de Coordenadores de FEEMTS Regionais.
  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Data: 03/06/2012
    Horário: 08:00
    Tema:  Reunião do CFE
    Local: Cuiabá
    Informações: Reunião do CFE
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  Data:   23/06/2012
    Horário: 08:00
    Tema: Caravana Região Noroeste - Tangará da Serra
    Local: Tangará da Serra
    Informações: Caravana Região Noroeste - Tangará da Serra

Mais informações: (65) 3644-2727
TelTelefone (65) 3644-2727efone (65) 3644-2727

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oportunidade + Orientação = Trabalho no bem

Essa é a fórmula apresentada aos dirigentes, trabalhadores das casas espíritas e jovens para incentivar a colaboração da juventude nas atividades desenvolvidas pelas instituições espíritas.

Tal campanha do Departamento de Infância e Juventude da FEB, composta por cartaz e folder, convida o jovem a “somar esforços e multiplicar talentos” e incentiva as instituições a oportunizarem a participação da juventude, oferecendo as orientações necessárias para que o jovem se torne um trabalhador do bem, contribuindo com a Casa Espírita por meio do estudo, da difusão e da prática da Doutrina Espírita.

O cartaz, o vídeo e o folder orientador dessa Campanha estão disponíveis para download (clique aqui) e as peças impressas poderão ser solicitadas Clicando aqui
  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O desafio de aprendermos juntos

A 4ª edição do Encontro Paulista de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita será sediado em Bauru (SP), nos dias 14 e 15 de julho. Promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e USE Intermunicipal Bauru, conta com “ESDE – O desafio de aprendermos juntos” como o tema central de abordagem. Informações: www.usesp.org.br 

100 anos do Esperanto na FEB

A Federação Espírita Brasileira celebrará no dia 20 de maio, das 9h às 13h, o centenário das reuniões de estudo do Esperanto. A comemoração ocorrerá na sede da FEB em Brasília no auditório do prédio Unificação. Informações: diretoria@ febnet.org.br

Convite

Federação Espírita do Estado de Mato Grosso FEEMT
)

Queridos Irmãos e irmãs,

Convidamos a todos para estarmos presentes na CONEMAT,
 acontecerá em Barra do Garças nos dias  27, 28 e 29 de Julho,
Oportunidade de estarmos juntos com nossos confrades  da região Leste.
Teremos como facilitadoras  Suely Caldas Schubert e Sandra Borba.
Que Jesus continue nos abençoando no trabalho do Bem
Abraços,
 
Luiza Leontina

Informações Fone FEEMT: 36442727.
Anexo Ficha de Inscrição e Lista de Hotéis!
Um grande abraço!
Sônia Maria Meireles
Secretaria
Federação Espírita do Estado de Mato Grosso
(65) 3644.2727 - www.feemt.org.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mãezinha querida,

Sei que hoje serás reverenciada, com todas as mães, em palácios festivos. Tribunas luminosas serão erguidas para elogios públicos. Entretanto, ansiava reencontrar-te, no templo do lar, que sustentaste com sacrifícios mudos.

Ouvi cânticos de profunda beleza, em louvor de teu nome, e atravessei larga fila de cartazes que te recordam na rua, mas venho rogar-te a canção de simplicidade e doçura com que me embalaste o berço.

Árvore generosa, que me abrigaste o ninho de esperança, ensina-me como pudeste resistir às tempestades que te sacudiram os ramos! Estrela, que me clareaste os passos primeiros, entre as sombras do mundo, conta-me o que fizeste para brilhar sem fadiga, na longa noite do sofrimento!...

Escutei muitos mestres e folheei muitos livros, no entanto, nenhum deles me falou tão intensamente de Deus quanto a linguagem silenciosa dos teus beijos de ternura e as letras divinas a transparecerem, inexplicadas, dos calos de trabalho que te marcam as mãos.

Associando-me às homenagens com que te honram lá fora, procuro inutilmente exprimir o amor que mi inspiras e busco, em vão, externar reconhecimento e alegria, porque as palavras me desfalecem na boca... Quero proclamar que és a rainha de nossa casa e tento envolver-te a cabeça cansada com as flores de meu carinho, contudo, vejo-te a coroa de lágrimas em forma de fios brancos e nada mais consigo dizer senão que sinto remorso, pensando nas dores e nas aflições que te dei.

Sim, Mãezinha! Há banquetes de regozijo que te esperam a melodia da bênção, mas desculpa se te rogo para ficares comigo no enternecimento do coração. Traze o pão pobre e alvo que me davas na infância, guarda-me no teu colo e repete, de novo, para que eu possa aprender:

"Pai nosso, que estás no céu..."

Pelo Espírito Meimei - Psicografia de Chico Xavier

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Conte Comigo Conte Comigo

Autor: Allan Kardec

 Conte Comigo....
Conte comigo, mesmo sem contar a mim tanta coisa que lhe pesa no coração, que lhe amargura e resseca o fundo d'alma.
Conte, nas horas mais abandonadas da vida, quando o olhar, vagando em derredor, só divisar deserto.
Conte comigo, mesmo sem vontade de contar com ninguém ou certo de que não vale a pena contar com mais ninguém, nesta vida.
Conte comigo, devagarinho, deixando que a boa vontade vá dizendo, sem nada forçar, à medida em que acreditar.
Conte, durante as agonias, que, de um tempo para cá, não deixam em paz seu cansado coração, pois o bom da vida consiste em encontrar um amigo.
Conte, nas horas inesperadas, quando as tempestades despregam repentinas e tombam por cima da sua cabeça triste.
Conte comigo, para re-aprender a cantar, durante a vida, e a viver de serenas e pequeninas felicidades.
Conte comigo, para eu ajudá-lo a ter rosto bom e quieto, ao menos na presença dos filhinhos menores, que vivem dos rostos abertos.
Conte, para auxiliá-lo no amargo carregamento da cruz.
Conte comigo, para ficar sabendo, de experiência, que há na vida muita coisa linda, coisa escondida, prêmio de quem se venceu na dor.
Conte, para triunfar, no ritmo vagaroso do dever, na cadência da paz diária, aprendendo a teimar com as teimas da vida madrasta.
Conte, que são largos os caminhos da vida, esperando os passos duplos de dois amigos que vão, na direção da conversa.
Conte comigo, para saber olhar ao alto, buscando a face de um Pai.
Conte, mesmo para não se entregar aos desânimos e desencantos, de quem anda cheia da vida, do começo ao fim.
Conte comigo, que venceremos juntos, anjo da guarda com seu pupilo.
Conte, que a vida tem ser bela, criando nós as belezas, de dentro para fora, obrigação do coração, missão da Fé.
Conte comigo, conte sempre, teimando com você mesmo, que não quer saber de mais nada, ofendido que foi, descrente que anda.
Conte quando, olhando para a frente, não sente vontade de andar; olhando para trás, tem medo do caminho que andou.
Conte comigo, para que tenha valor e beleza cada passo seu, cada dia da vida, cada hora dentro de cada dia.
Conte, conte mesmo, sabendo que Deus me deu a missão de fazer companhia aos desacompanhados corações dos homens.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Oração do Trabalhador

Oração do Trabalhador
Óh Deus!
Eis-me aqui para iniciar uma nova jornada de trabalho e exercer minha profissão com dignidade e amor.
Eu te ofereço o meu suor, minhas lutas, alegrias e dores;
Agradeço-te pelo emprego que tenho e pelo pão de cada dia.
Peço-te, em especial, pelos desempregados.
Faze com que superem com fé e esperança essa dificuldade, para sustentar suas famílias.
Senhor Jesus, operário de Nazaré, inspira-me a ser um bom profissional e amigo de todos.
Dá-me saúde para trabalhar todos os dias e proteja-me dos acidentes.
Concede a mim e aos meus companheiros detrabalho uma jornada feliz.
Tu, que és o Mestre de todas as profissões,
derrama tua benção sobre todos os trabalhadores.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

MONTREAL: REUNIÃO DO CEI, PALESTRA E SEMINÁRIO

Nos dias 4 e 5 de maio realizou-se na cidade de Montreal (Canadá) a 15ª. Reunião Ordinária do Conselho Espírita Internacional, nas dependências do Hotel Gouverneur. Na véspera do evento houve confraternização de recepção na sede do Centre Fraternité. Compareceram os representantes: Bélgica (Jean Paul Évrard), Brasil (Antonio Cesar Perri de Carvalho), Canadá (Aulos Silva), Colômbia (Ricardo Lequerica), Cuba (Manuel de la Cruz), Espanha (Salvador Martin), Estados Unidos (Maurício Cisneiros), França (Charles Kempf), Panamá (Maria de La Gracia Ender), Portugal (Vitor Feria), Reino Unido (Elsa Rossi), Coordenador do CEI para América do Sul (Fábio Villarraga), Coordenador do CEI para Europa (Charles Kempf), representante do Coordenador do CEI para América Central e Caribe (Manuel de la Cruz), assessores dos países citados, representante da Edicei of America e representantes das instituições da Província de Quebec e de Toronto.
 
    A reunião foi presidida por Elsa Rossi com participação do secretário geral do CEI Nestor João Masotti. Na pauta da Reunião foram tratados os assuntos: Plano de Ação do CEI e estudo da estrutura das Coordenadorias do CEI; houve aprovação da integração no CEI da República da Irlanda e do Conselho Espírita Francês; foi aprovada a realização pelo CEI da Campanha Em Defesa da Vida; relato das Entidades membros do CEI sobre suas atividades realizadas e programadas, e, sobre o 7º Congresso Espírita Mundial, programado para 2013, em Havana (Cuba); relato das atividades das Coordenadorias de Apoio ao Movimento Espírita (Europa, América do Norte, América Central e Caribe e América do Sul), da Comissão Executiva do CEI e prestação de contas; informações sobre difusão do Livro Espírita em todos os idiomas; difusão do Espiritismo por Rádio, TV e Internet; difusão do Espiritismo pela Revista Espírita. Sibeli Bergman apresentou DVD com síntese dos 20 anos do CEI e Cesar Perri historiu os 10 anos do movimento canadense junto ao CEI. Definiu-se a realização de reunião da Comissão Executiva do CEI, em Brasília, e, a Reunião Ordinária do CEI, em seguida ao 7º Congresso Mundial, em Havana.
 
    Na noite do dia 4, no mesmo local, houve palestra pública por Charles Kempf e Jean Paul Évrard. Nos dias 5, à noite, no próprio Hotel, e, no dia 6, pela manhã, no Centre Fraternité, foi desenvolvido o seminário: “Centro Espírita – Base do Movimento Espírita adaptado à realidade local”, com os temas: Centro Espírita – Finalidades e atividades gerais – Elsa Rossi (Reino Unido), Centro Espírita – Atendimento a necessidades locais – Jussara Korngold (EUA), Programas adaptados a realidades – Maurício Cisneiros (EUA), Atualidade: difusão e estudo por internet – Antonio Cesar Perri de Carvalho (Brasil), Movimento Espírita – Ação de União e de Unificação – Nestor João Masotti (Brasil). Ao final houve apresentação musical por integrantes do Centre Justice, Amour et Charité, e almoço de confraternização. Informações: spiritist@spiritist.org; www.intercei.com;
 

FEB Editora lança seus perfis nas redes sociais

Com grandes novidades para o público, a FEB Editora lança seus perfis nas redes sociais. Curta e fique pode dentro do conteúdo de grandes obras literárias espíritas. Confira:

Facebook perfil

Facebook página

Twitter

Canal no youtube
Compartilhe a notícia em sua rede social.