quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Evento celebra os 150 anos do Livro dos Médiuns

No dia 02 de outubro, o Rio de Janeiro vai sediar o “II Congresso do Centro Espírita Joanna de Ângelis – Barra: A mediunidade em nossas vidas”. O objetivo do encontro é celebrar os 150 anos de publicação do Livro dos Médiuns e abordar um tema tão recorrente no nosso dia-a-dia: a mediunidade. A apresentação do evento estará a cargo das trabalhadoras do Ceja-Barra: a atriz Ana Rosa (que participou dos filmes espíritas “Bezerra de Menezes”, “Chico Xavier”, “Nosso Lar”, e mais recentemente, “O filme dos espíritos”) e a apresentadora e VJ Ellen Jabour.
Já os palestrantes serão o jornalista André Trigueiro, apresentador da Globo News e autor do livro “Espiritismo e Ecologia”, entre outros; o diretor da FEB Antônio Cesar Perri de Carvalho; Suely Caldas Schubert, conhecida expositora e autora de livros, como “Mediunidade: Caminho para ser Feliz”; o expositor Francisco do Espírito Santo Neto, autor de vários livros através da psicografia do espírito Hammed; a médica Marlene Nobre, diretora da Associação Médico Espírita de São Paulo e da AME Internacional, além de pesquisadora na área mediúnica científica; e a representante do Ceja-Barra Cristiane Campos Niero, terapeuta e criadora do Projeto Plenitude.

No momento de arte, o congresso receberá o maestro, compositor e cantor Plínio Oliveira eu irá executar algumas de suas obras compostas mediunicamente.

O ingresso para o evento custará 30 reais. A compra e reserva de credenciais poderá ser feitas nos seguintes locais:

- Ceja-Barra – Centro Espírita Joanna de Ângelis - Av. Gilberto Amado, 311 - Barra da Tijuca - www.cejabarra.org .Fones: (21) 3139-3589 / (21) 7883.6794 / (21) 8833.0238 / (21) 8033.3337

- Celd – Centro Espírita Leon Dennis – Rua Abílio dos Santos, 137 – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - www.celd.org.br

- Livraria Joanna de Ângelis - Rua do Catete, 347, loja 07, Largo do Machado - (21) 2265-2065

- COMPRAS POR DEPÓSITO BANCÁRIO - Informações pelos fones: (21) 8833.3337 / (21) 8833.0238 / (21) 7883.6794

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caridade: A Religião do Presente

Como é bom e animador perceber o momento especial pelo qual estamos passando. Recebemos hoje um “e-mail” contendo uma entrevista com um atuante religioso da Igreja Católica na cidade do Rio de Janeiro, que mesmo não sendo padre nem possuidor de algum título eclesiástico vem atraindo imenso número de pessoas para a mensagem cristã.
Trata-se de Pedro Siqueira, um jovem advogado, cuja mediunidade de que é possuidor vem sendo empregada para consolar corações em aflição e estimular seus confrades à busca da essência dos ensinamentos contidos no Evangelho, sobretudo orientando as pessoas ao fortalecimento da fé.
Aliás, à luz da máxima kardequiana de “fé inabalável só o é aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas humanidade”, buscamos na internet pelo nome do referido médium carioca e nos deparamos com inúmeras reportagens em diversos veículos de comunicação de todo o país, nos dando a impressão de estarmos um tanto desatualizados, principalmente quanto a esta boa notícia.
O que nos chamou mais a atenção foi o modo simples e sem mistérios com que Pedro Siqueira aborda o fenômeno mediúnico, sobretudo a comunicabilidade com os Espíritos, asseverando que No episódio da Transfiguração, Jesus se comunica com Moisés, e os apóstolos também o veem. Não existe nenhum dogma que proíba isso. O Padre Pio, que foi santificado pelo Papa João Paulo II, conversava com almas do Purgatório, por exemplo. Sou muito devoto dele” (www.oconsolador.com.br/ano5/223/especial2.html).
Realmente, a mediunidade nunca foi um instituto doutrinário de propriedade do Espiritismo. Com efeito, a história traz um número infinito de fatos marcantes nos quais o intercâmbio entre o mundo físico e o espiritual se fizeram incontestes, inclusive muitos séculos antes de vir a lume a codificação espírita, como no fenômeno dos Dez Mandamentos recebidos por Moisés e grafados na pedra, dentre tantos outros.
Portanto, tanto hodiernamente, quanto ao longo dos tempos, a mediunidade sempre foi um evento natural. No entanto, considerando que todos somos médiuns, em grau mais ou menos avançado, temos sido convidados a praticar a mediunidade com Jesus, desinteressadamente e na constante busca do aprendizado e da promoção do bem.
O modo respeitoso como o médium católico se refere àquilo que chama de “dom” e às demais religiões, está a corroborar que já vivemos dias de maior aproximação entre todos nós que somos filhos de Deus, independentemente da crença que cada um professe, de tal modo que os espíritas já não sofrem tanto preconceito e são convidados a participar de muitos cultos ecumênicos, sob a flâmula da fraternidade, da liberdade e da igualdade.
Jesus não exprimiu uma letra ou vírgula por acaso. O Mestre Iluminador foi quem salientou que: “Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”.
Não há mais tempo a ser desperdiçado rumo a nossa evolução moral e intelectual, assim como na prática de tantos ensinamentos evangélicos que temos recebido e que “consciencialmente” devem passar da mente para o coração, sendo sentido profundamente, passando por exercícios de autoquestionamento íntimo.
Após a compreensão e a internalização desse libertador e edificante conteúdo, todos nos tornamos capazes de exterioriza-lo por meio da conduta cotidiana, aceitando o próximo como se apresenta, sem condições ou imposições, e procurando nos entregar mais nas relações interpessoais, dando aquilo que gostaríamos de receber, o que constitui a expressão máxima da caridade.
 
Nestor Fernandes Fidelis

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Filme dos Espíritos


          Não haverá a estréia do Filme dos Espíritos, no dia 7 de outubro em Cuiabá, e para que o mesmo aconteça devemos enviar e-mail pedindo a realização da estréia no dia 7 para os e-mail aqui do cinemais esses dois ai em baixo, Obrigada


Saudações Fraternais!
O Filme dos Espíritos, que homenageia O Livro dos Espíritos e Allan
Kardec, teve seu lançamento nacional confirmado para 07/10/2011. Na
estreia algumas cidades já estão garantidas:

- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- Fortaleza;
- Recife;
- Salvador;
- Curitiba;
- Porto Alegre;
- Goiânia;
- Vitória;
- Aracaju;
- Campinas;
- Santos;
- Matão.
É importantíssimo que o filme chegue logo na estreia em muitas outras
cidades! Veja como você pode ajudar nisso.

Caso sua cidade não esteja na lista acima, reúna os amigos,
companheiros de sua casa espírita, família e conhecidos e juntos
enviem emails pedindo a exibição de O Filme dos Espíritos para os
seguintes exibidores:



UCI - Monica - email: monica.portella@ucicinemas.com.br

Cinemark - Nelson - email: nferreira@cinemark.com.br

Kinoplex - Veronica - email: veronicathemudo@severianoribeiro.com.br

Cinepolis - Paulo - email: ppereira@cinepolis.com.br




Do Sul:
programacao@gnccinemas.com.br - GNC CINEMAS
programacao@cinesystem.com.br - CINESYSTEM
programacao2@cinespaco.com.br - ESPAÇO UNIBANCO / ARTEPLEX
mariopintado@arcoiriscinemas.com.br - ARCOIRIS CINEMAS

Sudeste:
tmadruga@playarte.com.br - PLAYARTE
marcio@centerplex.com.br - CENTERPLEX
neto@moviecom.com.br - MOVIECOM
luciana.cinearaujo@terra.com.br -
pedro@cinemais.com.br - CINEMAIS
joao_virgilio@terra.com.br - DIVERSOS
asoares@boxcinemas.com.br - BOX CINEMAS
paulo_lui@terra.com.br - INDAIATUBA
karina.alves@cineart.com.br - CINEART BELO HORIZONTE
sheila@cineroxy.com.br - SANTOS e S. VICENTE

Nordeste:
aquilesmonaco@orientfilmes.com.br - UCI nordeste
pedropinheiro@severianoribeiro.com.br - Severiano e Kinoplex nordeste

Cine Box Manaíra   (Manaíra Shopping)
andressa@boxcinemas.com.br   (matriz)
moacir@boxjoaopessoa.com.br  (gerente cinema em JP) Fone (83) 8831.1546

Cinespaço  (Mag Shooping)
marketing1@cinespaco.com.br  A/C Juliana – Matriz em São Paulo
gerenciajp@cinespaco.com.br (gerente Arquimedes) Fone (83) 8733.7735

Cine Tambiá (Shopping Tambiá)
Esqueci de pegar o contato da matriz, mas sei que é Cine Sercla
cinetambia@yahoo.com.br (gerente Márcia) Fone (83) 8787.9794

Rio de Janeiro (interior):  rubem@cinemagic.com.br



Nos emails (quanto mais pessoas, melhor) informe as caravanas que
iriam ao cinema (inclusive de cidades vizinhas), para que um número
expressivo de potenciais expectadores motive os exibidores acima a
levarem pelo menos uma cópia do filme para sua cidade.

O Filme dos Espíritos é Kardec no cinema!

A caridade da divulgação do espiritismo é também nossa
responsabilidade, mãos à obra!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TV CEI em Rondonópolis

Já está disponível o canal da TV CEI para a região de Rondonópolis no canal 13. São 24 horas de mensagem Espírita no ar. Divulgue o Espiritismo auxiliando a multiplicar esta informação. A TVCEI é uma iniciativa do Conselho Espírita internacional (CEI), instituição resultante da união, em âmbito mundial, das Associações Representativas dos Movimentos Espíritas Nacionais, de 32 países. O CEI tem como meta principal a divulgação do espiritismo no mundo e a TVCEI é um de seus órgãos de comunicação. Iniciou suas atividades como WebTV em agosto de 2006. Em junho de 2009, iniciou seu sinal no Satélite (Estrela do Sul) para todo o Brasil e agora esta presente em mais de 20 operadoras de TV a cabo. Foram realizadas parcerias com produtoras de programas de TV Espíritas, Entidades Federativas, Instituições de grande porte, além de renomados expositores do movimento espírita e da FEB. TVCEI na web: http://www.tvcei.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore 21 de Setembro

Nenhuma atividade no bem é insignificante...As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes". Chico Xavier
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem. Mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Existem muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai, o amigo mãe e mostram o que é ter vida. Depois, vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses, são denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, verdadeiros, sabem quando não estamos bem e sabem o que nos faz feliz. Às vezes, um desses amigos do peito está no nosso coração. E então é chamado de amigo namorado, namorada. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo. Talvez, umas férias, ou mesmo um dia, ou uma hora, quem sabe. Esses costumam colocar muitos sorrisos em nossa face durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes, aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem no outro verão e outras permanecem por estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho. Eu desejo a você, folha da minha árvore, paz, amor, saúde, sucesso, prosperidade, hoje e sempre, simplesmente por que cada pessoa é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. E essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que duas almas não se encontram por acaso.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TERAPIA MUSICAL COM VANSAN E NOITE DO CALDO

OBJETIVO: PROPORCIONAR UM MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE ESPÍRITAS E AFINS, NUM AMBIENTE ACOLHEDOR E FAMILIAR, ONDE SERÁ OFERECIDO TERAPIA MUSICAL E CALDOS. A RENDA OBTIDA DURANTE O EVENTO SERÁ DIVIDIDA EM TRÊS PARTES ENTRE A REGIONAL CENTRO OESTE, A.E. PAULO DE TARSO E C.E.I. CARMELITANA DE JESUS PARA APOIO ÀS OBRAS ASSISTENCIAIS. MAIS INFORMAÇÕES NA RECEPÇÃO DAS CASAS. TEL: 3637.6464

sábado, 17 de setembro de 2011

Data

17/09/1865 – É fundado o Grupo Familiar de Espiritismo, reconhecido como a primeira sociedade espírita aparecida no Brasil; localizava-se em Salvador, Bahia.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A QUEM OBEDECES?

 “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.” — Paulo. (HEBREUS, CAPÍTULO 5, VERSÍCULO 9.)

Toda criatura obedece a alguém ou a alguma coisa.

Ninguém permanece sem objetivo.

A própria rebeldia está submetida às forças corretoras da vida.

O homem obedece a toda hora. Entretanto, se ainda não pôde definir a própria submissão por virtude construtiva, é que, não raro, atende, antes de tudo, aos impulsos baixos da natureza, resistindo ao serviço de auto-elevação.

Quase sempre transforma a obediência que o salva em escravidão que o condena. O Senhor estabeleceu as gradações do caminho, instituiu a lei do próprio esforço, na aquisição dos supremos valores da vida, e determinou que o homem lhe aceitasse os desígnios para ser verdadeiramente livre, mas a criatura preferiu atender à sua condição de inferioridade e organizou o cativeiro. O discípulo necessita examinar atentamente o campo em que desenvolve a própria tarefa.

A quem obedeces? Acaso, atendes, em primeiro lugar, às vaidades humanas ou às opiniões alheias, antes de observares o conselho do Mestre Divino?

É justo refletir sempre, quanto a isso, porque somente quando atendemos, em tudo, aos ensinamentos vivos de Jesus, é que podemos quebrar a escravidão do mundo em favor da libertação eterna.


Trecho do livro: Pão Nosso

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

I CONGRESSO JURÍDICO-MÉDICO-ESPÍRITA DE MS

O PARADIGMA ESPIRITUALISTA PARA A ÉTICA E A SAÚDE As entidades especializadas, AJE e AME, unem-se para a realização do primeiro congresso em Mato Grosso do Sul. Com o apoio de outras instituições, como, por exemplo, FEMS, TJMS, Anhanguera-Uniderp, Procuradoria de Justiça Militar da União, ICEMS, Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas – Seccional de MS e Auditoria Militar da 9ª Circunscrição, o evento está definido para os dias 22 e 23 de outubro de 2011. Profissionais e acadêmicos das áreas do Direito e da Medicina, bem como de ciências afins e todos os interessados na temática de abordagem são convidados a participar do evento que se realizará nas dependências do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, na Avenida Mato Grosso, nº 4700, e tem como objetivo, além da divulgação dos postulados doutrinários, a abordagem de assuntos relevantes e atuais dos campos do Direito, Medicina e Filosofia. Veja a programação do I Congresso AJE-AME: 22 de outubro, sábado: 08h Credenciamento; 09h Abertura; Das 09h20 às 09h40 Harmonização musical pelo Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul; Das 09h40 às 10h30 CRIMINALIDADE: DOUTRINA PENAL E FILOSOFIA ESPÍRITA Cândido Furtado Maia Neto Das 10h30 às 10h50 Debates Das 10h50 às 11h10 Coffee break Das 11h10 às 12h DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO Décio Iandoli Júnior Das 12h às 12h20 Debates Das 12h20 às 14h Almoço Das 14h às 14h50 ESTADO LAICO, LIBERDADE RELIGIOSA E ASSOCIAÇÃO Tiago Cintra Essado Das 14h50 às 15h10 Debates Das 15h10 às 16h A VIDA DOS ANENCEFÁLOS Amauri Ferrari Paroni Das 16h às 16h20 Debates Das 16h20 às 16h40 Coffee break Das 16h40 às 17h30 O PROGRESSO DA HUMANIDADE E A HUMANIZAÇÃO DAS LEIS Wellington Sebastião Gonçalves Das 17h30 às 17h50 Debates 23 de outubro, domingo: Das 09h às 09h50 O ENISNO DA BIOÉTICA NA ACADEMIA Juberty Antônio de Souza Das 09h50 às 10h10 Debates Das 10h10 às 11h00 ANSEIO DE JUSTIÇA E O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA Celso Luiz Rodrigues Catônio Das 11h às 11h20 Debates Das 11h20 às 12h Encerramento INSCRIÇÕES: vagas limitadas. Investimento (inclusos: pasta, caneta, certificado e coffee-break): 01 - até o dia 30/09/2011: Acadêmicos: R$-20,00; Profissionais: R$-40,00; 02 – até o dia 01/10/2011: Acadêmicos: R$-30,00; Profissionais: R$-60,00. * Entrega de Certificado com a presença de 75% da carga horária. Procedimentos de Inscrição: Realizar depósito em nome da Associação Jurídico-Espírita de Mato Grosso do Sul CNPJ: 13.228.349/0001-27 Caixa Econômica Federal Agência 3144, conta corrente nº 1111-4, código de operação nº 3 Locais de inscrição: 01 – FEMS, Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, Avenida Calógeras, nº 2209, Centro; 02 – Procuradoria de Justiça Militar da União, Rua XV de Novembro, nº 2212 – Jardim dos Estados; 03 – Auditoria Militar da 9ª Circunscrição Judiciária Militar, Praça das Araras, Bairro Amambai. * Não residentes em Campo Grande deverão enviar o comprovante de depósito para o e-mail: aje.ms@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , com nome e endereço (confirmação via e-mail).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FEB entrega livro à presidente Dilma na Bienal

O presidente da FEB Nestor João Masotti entregou o livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho à presidente da República no momento em que ela passava defronte ao stand da FEB, logo após a inauguração da XV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. O fato ocorreu na tarde do dia 1º. de setembro, nas dependências do Riocentro, onde a Bienal funciona até dia 11 de setembro. A FEB tem um stand de 300 m2, no Pavilhão Azul, entre as ruas E8/F7. Informações: diretoria@febnet.org.br; relacionamento@febrasil.org.br

Nos Momentos Graves

Use calma. A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de guerra nunca uma vida boa.

Não delibere apressadamente. As circunstâncias, filhas dos Designios Superiores, modificam-nos a experiência, de minuto a minuto.

Evite lágrimas inoportunas. O pranto pode complicar os enigmas ao invés de resolvê-los.

Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O reerguimento é a melhor medida para aquele que cai.

Tenha paciência. Se você não chega a dominar-se, debalde buscará o entendimento de quem não o compreende ainda.

Se a questão é excessivamente complexa, espere mais um dia ou mais uma semana, a fim de solucioná-la. O tempo não passa em vão.

A pretexto de defender alguém, não penetre o círculo barulhento. Há pessoas que fazem muito ruído por simples questão de gosto.

Seja comedido nas resoluções e atitudes. Nos instantes graves, nossa realidade espiritual é mais visível.

Em qualquer apreciação, alusiva a segundas e terceiras pessoas, tenha cuidado. Em outras ocasiões, outras pessoas serão chamadas a fim de se referirem a você.

Em hora alguma proclame seus méritos individuais, porque qualquer qualidade excelente é muito problemática no quadro de nossas aquisições.

Lembre-se de que a virtude não é uma voz que fala, e, sim, um poder que irradia.


Texto extraído do livro "Agenda Cristã ", Chico Xavier (André Luiz)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em Verdade

O santo não condena o pecador. Ampara-o sem presunção.

O sábio não satiriza o ignorante. Esclarece-o fraternalmente.

O iluminado não insulta o que anda em trevas. Aclara-lhe a senda.

O orientador não acusa o aprendiz tateante. A ovelha insegura é a que mais reclama o pastor.

O bom não persegue o mau. Ajuda-o a melhorar-se.

O forte não malsina o fraco. Auxilia-o a erguer-se.

O humilde não foge ao orgulhoso. Coopera silenciosamente, em favor dele.

O sincero a ninguém perturba. Harmoniza a todos.

O simples não critica o vaidoso. Socorre-o, sem alarde, sempre que necessário.

O cristão não odeia, nem fere. Segue ao Cristo, servindo ao mundo.

De outro modo, os títulos de virtude são meras capas exteriores que o tempo desfaz.


Texto extraído do livro "Agenda Cristã ", Chico Xavier (André Luiz)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS

Setembro/2011

13/09 Cida Conagim G.E.F
20/09 Tania Regina G.E.F
27/09 Marlene Gonçalves F.E.M.T

Outubro/2011
04/10 Amauri G.E.F
11/10 Carlos Barradas G.E.F
18/10 Convidado
25/10 Eudes Hartmann F.E.M.T

Experiências Difíceis

            A beleza física pode provocar tragédias imprevisíveis para a alma, se esta não possui discernimento.

Excessivo dinheiro é porta para a indigência, se o detentor da fortuna não consolidou o próprio equilíbrio.


Demasiado conforto é desvantagem, se a criatura não aprendeu a arte de desprender-se.


Muito destaque é introdução a queda espetacular, se o homem não amadureceu o raciocínio.


Considerável autoridade estraga a alegria de viver, se a mente ainda não cultiva o senso das proporções.


Grande carga de responsabilidade extermina a existência daquele que ainda não ultrapassou a compreensão comum.


Enorme cabedal de conhecimento, em meio de inúmeras pessoas ignorantes, vulgares ou insensatas, é fruto venenoso e amargo, se o espírito ainda não se resignou à solidão.


Texto extraído do livro "Agenda Cristã ", Chico Xavier (André Luiz)  

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comemoração de 23 anos do Centro Espírita Laços da Eternidade

        
         Comemorando os aniversário de 23 anos do Centro Espírita Laços da Eternidade - CELE e a 4 anos da Associação Médico Espírita de Mato Grosso - AME-MT, convidam a todos os irmãos para comemorar com seminário. Com a participação dos companheiros Álvaro Chrispino e Edvaldo Roberto, no qual refletiremos sobre o tema: Trabalhador Espírita: O Papel do Centro Espírita na sua Formação e Desempenho. Esta é uma forma de agradecer a Deus e ao Mestre Jesus pelas possibilidades de suas existências, trabalhos e estudos que as instituições desenvolvem.
 
PROGRAMAÇÃO:
Palestra
Data: 23/09/2011(sexta-feira) às 20h
Tema: O Papel do Centro Espírita na Transição Planetária
Palestrante: Edvaldo Roberto
 
Seminário
Data: 24/09/2011 (sábado) das 14h às 18h
           25/09/2011 (domingo) das 08h às 12h
 Tema: Trabalhador Espírita: O Papel do Centro Espírita na sua Formação e Desempenho.
 
Local: Espaço Multi Uso da FEEMT – Av. Djalma Ferreira, n 260, Morada do Ouro – Cuiabá/MT
Inscrições: www.ame-mt.org.br
 
Comemorando os aniversário de 23 anos do Centro Espírita Laços da Eternidade - CELE e a 4 anos da Associação Médico Espírita de Mato Grosso - AME-MT, convidam a todos os irmãos para comemorar com seminário. Com a participação dos companheiros Álvaro Chrispino e Edvaldo Roberto, no qual refletiremos sobre o tema: Trabalhador Espírita: O Papel do Centro Espírita na sua Formação e Desempenho. Esta é uma forma de agradecer a Deus e ao Mestre Jesus pelas possibilidades de suas existências, trabalhos e estudos que as instituições desenvolvem.
 
PROGRAMAÇÃO:
Palestra
Data: 23/09/2011(sexta-feira) às 20h
Tema: O Papel do Centro Espírita na Transição Planetária
Palestrante: Edvaldo Roberto
 
Seminário
Data: 24/09/2011 (sábado) das 14h às 18h
           25/09/2011 (domingo) das 08h às 12h
 Tema: Trabalhador Espírita: O Papel do Centro Espírita na sua Formação e Desempenho.
 
Local: Espaço Multi Uso da FEEMT – Av. Djalma Ferreira, n 260, Morada do Ouro – Cuiabá/MT
Inscrições: www.ame-mt.org.br
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tudo se encaixa

Humberto Rodrigues Neto
de São Paulo, SP

“Ora, Deus não é Deus dos Mortos, mas de vivos, porque para ELE vivem todos” - Jesus (Lucas, 20:38)


           Conforme cita o espírito Rochester, no livro “Herculanum”, psicografado por Wera Kriganowski, o soldado romano Quirilius Cornelius fora deslocado da Gália para servir em Jerusalém, onde ficou vivamente impressionado com as descrições sobre os ensinamentos e as curas de Jesus. 

Resolveu, então, ir visitá-lo no cárcere, onde o encontrou em prece fervorosa.
Comoveu-se ao ver-lhe a face esquálida, os olhos fundos e macerados e o corpo extremamente debilitado pelos sofrimentos atrozes a si infligidos. Dirige-lhe, então, as seguintes palavras;

“— Mestre, não posso conformar-me em que, sendo tu tão bom e tão puro, pereças assim de morte infamante... Deixa-me salvar-te: toma a minha armadura, este manto e esta chave: abre a portinha que ali vês, a qual dá para um corredor. Ao final dele encontrar-te-ás numa viela deserta. Dali irás à minha casa, onde moram pessoas dedicadas que te facilitarão a fuga da cidade. Deixa-me morrer em teu lugar, porque a vida de um soldado obscuro não vale a de quem, como Tu é providencial e benéfica aos enfermos e desgraçados...”

Jesus recusa a proposta, mas promete aceitar-lhe o sacrifício, não naqueles dias, mas em futuro distante, nas chamas de uma fogueira!

Vamos agora a outro fato: John Huss, teólogo notável, nasceu em 1369, em Husinec, na Checoslováquia, tendo sido ordenado sacerdote em Praga em 1395. Desde logo simpatizou com as idéias de Wycliffe, reformado religioso inglês que negava o dogma da transubstanciação, ou seja, a transformação do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus.

Durante os sermões, feitos na sua língua pátria, apoiava a tese de Wycliffe, verberava a vida imoral da prelazia, a ostentação do luxo e a simonia dos papas, pregando o retorno do clero à vida simples, honrada e dignificante, praticada pelos discípulos do cristianismo primitivo.

Na defesa de suas teses, dirigiu-se a Roma onde foi tachado de herege e excomungado pelo papa Alexandre V, que considerou interdita a cidade de Praga, onde exercia o sacerdócio, sem que isto o demovesse de suas pregações.

Em 1413 foi intimado a comparecer ao Concílio de Constança. Para salvaguarda de sua integridade física e de sua liberdade, a ele compareceu munido de um salvo-conduto de Segismundo, Rei da Hungria e Imperador do Sacro Império Romano.

Instado a reconhecer suas “heresias” e a abjurá-las, afirmou que só o faria se provassem que eram contrárias aos ensinamentos da Bíblia. De nada valeu-lhe o salvo-conduto que portava, pois foi conduzido à fogueira no dia 6 de julho de 1415, sendo suas cinzas lançadas no lago de Constança.

Ao ser-lhe conferida a sentença, olhou fixamente para Segismundo, que se encheu de vergonha ante a violação, premeditada do salvoconduto que lhe dera, caminhando para as chamas com invulgar serenidade e firmeza de ânimo, dizendo: “— Estou preparado para morrer na verdade do Evangelho, que ensinei e escrevi”.

John Huss, que é venerado como santo pelo povo checo, nada mais era que Quirilius Cornelius, aquele soldado romano que se oferecera ao sacrifício perante Jesus e que renasceria, em 1804, quase 389 anos depois, na pessoa de Denizard Hippolyte Léon Rivail, ou Allan Kardec, conforme assevera o cronista Kleber Halfeld, na revista “Reformador”, na edição de maio/2000.

Fontes:

  • Enciclopédia Barsa - 1969
  • Moderna Enciclopédia de Consultas - D.C.L. – 1972
  • Dicionário Lello Universal - 1964

(Jornal Verdade e Luz Nº 193 Fevereiro de 2002)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Missão de Allan Kardec

Missão de Allan Kardec - "A missão dos reformadores está cheia de escolhos e de perigos e a tua é rude, disso te previno, porque é o mundo inteiro que se trata de agitar e de transformar." - Espírito Verdade (Obras Póstumas)

“Escrevo esta nota no dia 1º de janeiro de 1867, dez anos e meio depois que esta comunicação me foi dada, e verifico que ela se realizou em todos os pontos, porque experimentei todas as vicissitudes que nela me foram anunciadas. Tenho sido alvo do ódio de implacáveis inimigos, da injúria, da calúnia, da inveja e do ciúme; têm sido publicados contra mim infames libelos; as minhas melhores instruções têm sido desnaturadas; tenho sido traído por aqueles em quem depositara confiança, e pago com a ingratidão por aqueles a quem tinha prestado serviços. A Sociedade de Paris tem sido um contínuo foco de intrigas, urdidas por aqueles que se diziam a meu favor, e que, mostrando-se amáveis em minha presença, me detratavam na ausência.

Disseram que aqueles que adotavam o meu partido eram assalariados por mim com o dinheiro que eu arrecadava do Espiritismo. Não mais tenho conhecido o repouso; mais de uma vez, sucumbi; sob o excesso do trabalho, tem-se-me alterado a saúde e comprometido a vida.
 
“Entretanto, graças à proteção e à assistência dos bons Espíritos, que sem cessar me têm dado provas manifestas de sua solicitude, sou feliz em reconhecer que não tenho experimentado um único instante de desfalecimento nem de desânimo, e que tenho constantemente prosseguido na minha tarefa com o mesmo ardor, sem me preocupar com a malevolência de que era alvo. Segundo a comunicação do Espírito Verdade, eu devia contar com tudo isso, e tudo se verificou.” - Allan Kardec

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Livro A Face Eterna do Ser

Em 25 de dezembro de 2007, foi lançado o livro A Face Eterna do Ser de autoria de Dr. André Luiz Peixinho. Este livro é uma coletânea de artigos publicados no Jornal A Tarde e pretende contribuir para a compreensão do magno problema da existência humana, principalmente no seu significado e no seu destino. Aborda temas como psicologia, filosofia, religião, espiritismo, entre outros. Sua publicação homenageia e segue a mesma distribuição dos assuntos do Livro dos Espíritos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um trecho da obra: Momentos de Felicidade

          " Jesus escolheu os caminhos do coração para acercar-se das criaturas e chamá-las ao reino dos Céus.

Francisco de Assis seguiu-Lhe o exemplo e tornou-se o herói da humildade.

Vicente de Paulo optou pelos mesmos e fez-se o campeão da caridade.

Gandhi redescobriu-os e comoveu o mundo, revelando-se como o apóstolo da não-violência.

Incontáveis criaturas, nos mais diversos períodos da humanidade e mesmo hoje, identificaram esses caminhos do coração e avançam com alegria na direção da plenitude espiritual.

Diante dos variados caminhos que se desdobram convidativos, escolhe os caminhos do coração, qual ovelha mansa, e deixa que o Bom Pastor te conduza ao aprisco pelo qual anelas. 


Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos de Felicidade.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Salvador, BA: LEAL, 1990.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seminário Depressão e Obsessão – Duas faces de uma doença espiritual

            No primeiro final de semana de Outubro, dias 01 e 02, acontece o seminário "Depressão e Obsessão – Duas faces de uma doença espiritual", proferida pelo expositor Alírio de Cerqueira Filho. O seminário será realizado na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Av. Djalma Ferreira de Souza, nº 260, Morada do Ouro - Cuiabá/MT) com transmissão ao vivo pelo site: www.espiritizar.org  

Os horários do seminário são:

Sábado:    8h a 12h e 14h30 a 18h30
Domingo: 8h30 a 12h30


Lembramos que o horário é o de Cuiabá, uma hora a menos que Brasília.

Para mais informações, ligue para o atendimento da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso - (65) 3644-2727.